TCE/MT – ”É como se fosse o Procon dos usuários do serviço público”, disse relator

”É um assunto complexo, que diz respeito à transparência e amplia muito a presença do cidadão junto a todas as instituições”, sustentou em seu voto”, destacou Conselheiro Relator em sessão plenária desta terça (10).

10/05/2022 13:14

Resolução que prevê criação de conselho
Ação amplia direitos do usuário de serviços públicos
TCE-MT é pioneiro na implantação de tal ferramenta
Tendência é TCs de todo o país adotarem o sistema

Sessão Plenária desta terça-feira, 10.05. Foto: Tony Ribeiro – Secom/TCE-MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) aprovou por unanimidade a resolução normativa que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos no âmbito da Corte de Contas. O processo foi proposto por uma comissão criada em 2021 e coordenada pela Ouvidoria Geral, para adequação dos  serviços do órgão à Lei 13.460/2017

Apreciada durante a sessão ordinária desta terça-feira (10), a resolução também prevê a criação de um Conselho dos Usuários – assunto em estudo pelo Instituto Rui Barbosa para adoção por todos os TCs do Brasil. É o que explicou o relator do processo e ouvidor-geral, conselheiro Antonio Joaquim, que, na ocasião, falou sobre o pioneirismo do TCE-MT nessa regulamentação e destacou sua relevância social.

“É como se fosse o Procon dos usuários do serviço público. É um assunto complexo, que diz respeito à transparência e amplia muito a presença do cidadão junto a todas as instituições”, sustentou em seu voto.

De acordo com o documento, são direitos básicos do usuário a participação no acompanhamento da prestação e na avaliação dos serviços; obtenção e utilização dos serviços com liberdade de escolha entre os meios oferecidos e sem discriminação e proteção de suas informações pessoas nos termos da legislação pertinente, dentre outros.

Além disso, segundo o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, a Corte de Contas deverá publicar o quadro geral dos serviços públicos prestados. “Especificando as unidades responsáveis por sua realização e a autoridade a que estão subordinados, bem como divulgar a Carta de Serviços ao Usuário, que dispõe sobre as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público” , explicou.

Neste contexto, a resolução também disciplina as atribuições da Ouvidoria-Geral e procedimentos a serem adotados nas manifestações dos usuários. Assim, o setor será responsável por distinguir, no processamento das denúncias, as que sejam oferecidas em desfavor de membros e servidores do Tribunal de Contas daquelas em desfavor dos jurisdicionados.

Programa Nacional de Transparência Pública

A iniciativa converge com a proposta do Programa Nacional de Transparência Pública, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), do qual o conselheiro e ouvidor-geral do TCE-MT é coordenador. “Por meio deste projeto, as Cortes de Contas contribuirão, em última análise, para o exercício da cidadania”, disse.

O programa, que será oficialmente lançado no dia 24 de maio, avaliará o nível de transparência ativa dos portais dos Poderes e órgãos fiscalizados pelos Tribunais de Contas, incluídos os sites mantidos pelas próprias instituições de controle externo.

 

 

 

 

Da Redação com informações de André Garcia Santana Secom/TCE-MT