TCE/MT – No ar, novo Sistema Geo Obras

Há 14 anos, quando lançada, a ferramenta já havia sido um marco tecnológico por dar amplitude ao acesso à informação, oferecendo todo suporte na controladoria das obras e outros serviços públicos de engenharia das 141 prefeituras do Estado.

19/07/2022 05:29

Novo Sistema GEO-OBRAS amplia ferramentas avançando e melhorando fiscalizados

Reprodução imprensa/TCE

Após uma significativa reestruturação em sua plataforma, o novo Sistema GEO-OBRAS do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) estrou no ar ontem, segunda-feira (18) com total acessibilidade para todos os fiscalizados do órgão de controle externo.

A interface do software ganhou a implantação de novas funções complementares que auxiliarão na sua utilização, incluindo o Guia do Usuário do Sistema GEO-OBRAS – clique aqui.

Desde o lançamento, no ano passado, o sistema estava em fase de testes para o aprimoramento de suas funções. Melhora no planejamento, controle na execução das obras públicas e acompanhamento dos investimentos de recursos são alguns dos benefícios oferecidos pela plataforma.

Entre os dias 1° e 15 de julho, o Sistema ficou inacessível para realização de cadastro ou envio de informações. De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Secretaria de Controle Externo de Obras e Infraestrutura, a suspensão foi necessária e indispensável para a migração de dados do sistema atual para o novo sistema.

Há que se destacar que, nesse período, ficaram prorrogados os prazos para o envio de informações. Assim, com a plataforma no ar há 1 dia, os dados referentes às obras públicas serão cadastrados e enviados pelo novo Sistema GEO-OBRAS-TCE-MT, inclusive aqueles que seriam enviados no período anterior a data de lançamento, de 1° a 15 de julho deste ano.

O software

 Com o novo sistema, por meio da combinação das opções de filtros disponíveis, o gerenciamento de informações gerais ou específicas sobre as obras será facilitado. O objetivo é fortalecer a administração pública frente aos desafios que se apresentam na execução de obras, gestão de processos e fiscalização.

Isso será possível graças ao aprimoramento constante do seu banco de dados, mais útil para o exercício do controle interno, externo e social. Vale ressaltar que a equipe responsável pelas alterações considerou, desde a concepção da proposta, sugestões trazidas ao conhecimento da Corte de Contas pelas Unidades Gestoras.

Case de sucesso desde 2008, quando foi criada, a ferramenta é responsável por amplificar o acesso à informação, oferecendo suporte no controle das obras públicas e outros serviços de engenharia realizados pelo Governo do Estado e pelas 141 prefeituras mato-grossenses.

 

 

 

 

Da Redação com informações da SecomTCE/MT