Opinião – Agro e momento

Nem a China quer mais afrontar a questão ambiental. Não quer se mostrar um estranho nesse assunto de interesse mundial. Se insistir pode até perder compradores de seus produtos. Escreve Alfredo da Mota Menezes

11/08/2022 05:30

”Erros com o assunto meio ambiente é ter portas fechadas no mundo”

Colheita de soja. Foto: RRRufino/ArquivoEmbrapa.

Esteve em Mato Grosso membros do USDA, o Ministério de Agricultura dos EUA. Visitaram entidades do agronegócio, também fazendas de soja e milho. Saíram elogiando o que viram, dando ênfase ao trabalho do Imea, Instituto que trabalha com números do agro no estado.

Lá atrás, quando a produção de soja em MT cresceu muito, era constante a presença de gentes dos EUA no estado. Estavam espantados que, num lugar tão distante, tivesse um competidor à altura na produção dessa leguminosa.

Eles mostravam certa despreocupação com uma competição porque aqui a logística de transporte era deficitária. Melhorou um pouco desde aquele tempo com a chegada da ferrovia. Mas ainda léguas de distância com os meios de transportes de lá. Nos EUA não se transporta soja ou milho por carretas, praticamente tudo vai de trem ou hidrovia. Para eles a complicada situação de transporte daqui parece coisa de outro planeta.

Outra noticia do agro foi aquela de que MT está exportando DDG ou, uso esse termo, o bagaço do milho. Do milho se faz o etanol e o que sobra, DDG, serve para alimentar gado, aves, peixes e suínos. Pensava-se que o estado consumia todo o DDG que produz, mas apareceu a noticia de que uma parte, ainda pequena, também é exportada.

DDG de milho. Foto: reprodução.

Anos atrás, pessoas envolvidas com a agropecuária no estado, ao visitarem os EUA, falavam que o caminho de MT seria produzir etanol do milho. Muitos achavam isso impossível aqui no estado, que o caminho para etanol seria o de cana de açúcar.

Não se plantava cana nos EUA, por isso lá produziam etanol do milho. Aqui seria diferente. Erro de avaliação enorme. Hoje praticamente todo etanol, como nos EUA, vem do milho. E o DDG, além de alimentar animais, agora também começa a ser exportado.

Mais uma. Tem um vídeo que corre por ai mostrando visitas de gentes da Aprosoja em escolas de crianças no estado. Estariam indo a esses lugares para falar das coisas do campo e mostrarem o que estariam fazendo para preservar o meio ambiente. Mexida interessante. Tentam conquistar mentes ainda em idade escolar. Em tese, no futuro, eles não olhariam para a produção no campo como algo que pode machucar o meio ambiente no estado.

Tem que se preocupar mesmo com essa questão. O exterior está de olho no que se faz aqui no campo. Erros com o assunto meio ambiente é ter portas fechadas no mundo para a venda de produtos daqui.

Esse foi, e não poderia continuar sendo, o calcanhar de Aquiles do agro exportador. Nem a China quer mais afrontar a questão ambiental. Não quer se mostrar um estranho nesse assunto de interesse mundial. Se insistir pode até perder compradores de seus produtos. É o mundo globalizado, MT cada dia mais se encaixa dentro dessa realidade.

 

 

 

 

 

Por Alfredo da Mota Menezes é analista político.