Opinião – BR-163, como pauta de candidaturas

Eu conheço a realidade desta gente e desta região, por isso vou trabalhar bastante, inclusive viabilizando recursos para garantir mais infraestrutura e segurança nas estradas de acesso ao Norte de Mato Grosso e outras regiões. Escreve Sirlei Theis

31/08/2022 06:26

”A BR-163 é o principal corredor de escoamento da produção do Mato Grosso”

Mapa com trechos de pedágios da BR-163. Imagem ilustrativa.

Muito se fala sobre a necessidade de duplicação da BR-163, a maior rodovia que cruza nosso Estado, ligando o Sul ao Norte de Mato Grosso. Esta é a rodovia mais movimentada e mais perigosa, palco de muitos acidentes e tragédias.

Portanto, a duplicação diminuiria os riscos de acidentes, além de ser um importante eixo de integração nacional, porém pode não ser o único caminho a ser percorrido.

A BR-163, é o principal corredor de escoamento da produção do Mato Grosso, mas em razão do alto índice de acidentes com vítimas fatais de 2016 pra cá (mais de 850 mortes na rodovia), passou a ser conhecida como rodovia da morte.

Vários fatores contribuem para o resultado apresentado, como a falta de acostamento, o alto índice de carretas nas estradas, a imprudência dos motoristas, dentre outros.

Por isso é necessário encontrar uma solução, a duplicação é uma delas e como estamos em ano político é natural ver candidatos usarem as tragédias ocorridas na rodovia para causar comoção social e garantir a eleição, prometendo a duplicação desse trecho da rodovia, porém a situação não é tão simples assim.

Como gestora pública e professora de processo administrativo, posso afirmar que existem muitos fatores que precisam ser avaliados antes de fazer promessas nesse sentido, como a demora para relicitar ou licitar a obra, que pode demorar pelo menos uns 3 anos.

Ou seja, precisamos nos comprometer, sim, em acompanhar e fiscalizar a execução dessa obra, mas não podemos deixar que pessoas continuem morrendo até que isso aconteça, por isso vejo a importância das rotas alternativas, a exemplo da rodovia estadual, MT-130 que inicia em Rondonópolis (região Sul) e se estende até União do Norte, distrito de Peixoto de Azevedo, no entroncamento com a MT-322, no extremo Norte do Estado.

Vejo a conclusão do asfalto da rodovia MT-130, que liga Paranatinga a Santiago do Norte e cruza com a MT-242, como uma rota alternativa que vai desafogar a BR-163, permitindo que o escoamento da produção de grande parte da região do que chamamos carinhosamente como “Nortão”, aconteça por essa rodovia, desafogando a BR-163 e salvando vidas.

A obra de 110 km, já foi autorizada pelo governador Mauro Mendes, o que se mostra como um processo bem mais rápido, com resultado a médio prazo. A conclusão da pavimentação da MT-130 atenderá os anseios da população que vive nesta região, dando conforto nos deslocamentos entre as propriedades rurais e a sede, além de interligar diversas cidades.

Eu sou do Nortão, morei em Nova Ubiratã, Sinop e tenho família em toda a região. Minha mãe mora até hoje em Nova Ubiratã. Eu conheço a realidade desta gente e desta região, por isso vou trabalhar bastante, inclusive viabilizando recursos para garantir mais infraestrutura e segurança nas estradas de acesso ao Norte de Mato Grosso e outras regiões.

Portanto, existem sim alternativas, basta vontade política para as realizar.

 

 

 

 

 

Por Sirlei Theis é advogada, treinadora comportamental.

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