Opinião – Empaer 58 anos

O reflexo de tanto trabalho tem como resultado proporcionar o Crescimento econômico; Geração de empregos no campo; Produção de alimentos seguros e saudáveis. Escreve Renaldo Loffi

15/09/2022 06:25

”São quase seis décadas de trabalho em favor da agricultura familiar no Estado”

Imagem ilustrativa.

Com 58 anos de existência e celebrado neste dia 15 de setembro, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer), inicia uma nova fase de transformação.

São quase seis décadas de muito trabalho prestado e vem contribuindo com o avanço da agricultura familiar.

Aproveitando a ocasião do aniversário, é importante rememorar o quanto a Empresa é importante para cada mato-grossense. No ano de 2021, foram 35.200 atendimentos em todos os segmentos da agricultura familiar.

Na sua estrutura, a Empaer está presente em 141 municípios com seus escritórios operacionais. Além dos campos experimentais, viveiros de produção de mudas, centros regionais de pesquisa, núcleo de laboratório e o escritório central, em Cuiabá.

Toda essa estrutura funciona para atender com eficiência o pequeno produtor rural, levando ao campo de tecnologia e conhecimento para desenvolver a agricultura familiar.

Para aperfeiçoar os trabalhos, os serviços oferecidos começam com a assistência técnica em culturas e criações junto a extensão rural na  inserção da família no processo de sustentabilidade social, ambiental e produtivo.

Além da profissionalização e capacitação de agricultores, na elaboração de crédito rural, nos cursos e palestras, na pesquisa, validação e transferência de tecnologia e análises laboratoriais, incluindo de solo.

Nas cadeias produtivas, a assistência técnica está na bovinocultura do leite, da piscicultura; de frutas, legumes e verduras; mandioca; na apicultura; sistemas agroflorestais e na avicultura (frango tipo caipira).

Outro detalhe tão quanto importante e, que poucos sabem, é a contribuição da empresa no desenvolvimento agropecuário do Estado.  Hoje representado pela grande força da agricultura empresarial, as commodities e, tudo começou com a Empaer.

O trabalho está consolidado e nasceu no ano de 1964, quando foi criada a Associação de Crédito e Assistência Rural de Mato Grosso (Acarmat) que deu a largada dos programas de assistência técnica e extensão rural até 1976, sendo extinta e nascendo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Mato Grosso (Emater).

Dezesseis anos mais tarde, em 1992, foi instituída a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) devido à fusão da Emater, da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Empa), da Companhia de Armazéns e Silos de Mato Grosso (Casemat) e da Companhia de Desenvolvimento Agrícola (Codeagri), das quais é sucessora. Foi criada como uma sociedade de economia mista, vinculada a Seder, dotada de personalidade jurídica de direito privado com patrimônio e autonomia administrativa e financeira.

Hoje a Empaer é uma empresa pública do Estado de Mato Grosso, com personalidade jurídica instituída pela Lei Complementar nº 461 de 28 de dezembro 2011 e vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

Por isso, é importante que cada mato-grossense conheça e valorize. A Empaer existe para oferecer serviços de pesquisa, assistência e extensão rural que sejam modelos de excelência e referência.

O reflexo de tanto trabalho tem como resultado proporcionar o Crescimento econômico; Geração de empregos no campo; Produção de alimentos seguros e saudáveis; Abastecimento interno dos municípios; Circulação de recursos nos municípios; Evita o êxodo rural e eleva a qualidade de vida na zona rural e urbana.

Tudo isso mostra sua importância para o produtor assistido, Governo e sociedade em geral.

 

 

 

 

 

Por Renaldo Loffi é presidente da Empaer.