Opinião – Sinop: uma cidade de oportunidades às empresas

Ninguém nasce herói. Como empresário, que construiu um negócio do zero, digo que um trabalho bem feito, com foco nas pessoas e com muita coragem pode ajudar muito a “chegar lá”. Escreve Fernando Perez

16/09/2022 05:30

”Capital do Nortão detém a primeira posição do maior PIB do agronegócio de MT”

Vista aérea noturna de Sinop-MT. Imagem ilustrativa: reprodução.

A década é 1970. Um estado até então pouco conhecido, chamado Mato Grosso, havia começado recentemente sua política de ocupação. À época, a ideia era povoar e promover os desenvolvimentos social e econômico da região Centro-Oeste.

Ainda sem a BR-163, que viria a ser inaugurada em 1976 e até hoje é uma das principais rodovias do país, famílias e sonhos vindos dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul levavam até sete dias para aportarem em um desconhecido pedaço de terra.

Hoje, cinco décadas depois, esse pedaço de terra tem nome, vez e voz: Sinop. Estamos falando da “Capital do Nortão”. A cidade completa nesta quarta-feira (14.09) 48 anos de emancipação.

Sinop é cidade-modelo não apenas para Mato Grosso: o plantio de soja, além do milho, algodão e outras culturas, fez com que a cidade tivesse destaque nacional e internacional ao longo dos anos.

Pujante, quando o tema é economia, a Capital do Nortão detém a primeira posição do maior PIB do agronegócio de Mato Grosso. Além disso, dados da prefeitura indicam recorde nos últimos dez anos no número de abertura de empresas.

De acordo com dados do Painel Mapa de Empresas do Governo Federal, compilados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em 2011 eram 1.328 novas empresas no município, já em a 2021 chegou a 5.157 novas empresas, o que representa um crescimento de 288,33% neste setor.

E é neste cenário econômico que marcas relevantes nacional e internacionalmente veem em Sinop um mundo de oportunidades. Este é o caso, por exemplo, do Grupo Fernando Perez.

Desde o início de sua história, com homens e mulheres que foram verdadeiros visionários e sonhadores contumazes, que me encanto por Sinop, seus pioneiros e moradores.

Há 24 anos atuo no mercado de arquitetura de luxo e design de interiores, e sempre enxerguei a cidade com alto potencial de investimento.

É por isso que sinto muita felicidade e orgulho em anunciar, no dia do aniversário de Sinop, que em dezembro de 2022, o Grupo Fernando Perez chega ao município. É um novo e grande passo para nós e me sinto muito realizado em levar nossa marca a uma cidade que representa o melhor de Mato Grosso.

Vinte e quatro anos depois, hoje, eu sei que o mundo dos negócios se assemelha com a coragem e entusiasmo de desbravar o desconhecido, como fizeram os pioneiros de Sinop há 48 anos.

Ninguém nasce herói. Como empresário, que construiu um negócio do zero, digo que um trabalho bem feito, com foco nas pessoas e com muita coragem pode ajudar muito a “chegar lá”. É preciso coragem para empreender e trabalho árduo para chegar onde queremos.

É por isso que hoje parabenizo todos os pioneiros de Sinop e todos que fazem esta cidade ser referência. Estou ansioso para, também, começar a fazer parte desta história.

Feliz aniversário, Sinop!

 

 

 

 

 

Por Fernando Perez é empresário.