Opinião – E se Bolsonaro vencer…

Esse é um trecho de um texto meu de setembro de 2018, no qual eu dizia da minha decisão de votar em Jair Bolsonaro naquelas eleições. Na época, o texto viralizou. Escreve Luciano Pires

14/10/2022 08:29

”hoje, quase quatro anos depois, parece que acertei em tudo que eu disse que aconteceria”

Imagem ilustrativa/reprodução.

A vitória de Bolsonaro – mesmo que simplesmente para trocar uma quadrilha por outra – pode nos dar quatro anos de respiro para preparar uma nova candidatura (…) que há de surgir da fratura que essas eleições certamente criarão no país.

Ganhando, Bolsonaro terá quatro anos infernais. Como Temer, gastará grande parte do tempo e energia evitando ser derrubado. E terá, debaixo de seu próprio teto, milhares de militantes prontos para puxar seu tapete. O trabalho de limpeza vai demandar muito esforço e energia, mas talvez ele consiga fazer o principal: um choque, limpando as estruturas, quebrando narrativas, revelando as falcatruas e preparando o terreno. E tomando tiro, porrada e bomba. E nem sei se metafóricos, pois a facada foi real.

Bolsonaro não precisará ser incompetente, grosso, desonesto, burro ou simplesmente ignorante para que seu governo seja diariamente contestado e que um escândalo o aguarde a cada esquina. E ele fará questão de botar lenha na fogueira, com a mesma língua solta e a capacidade infinita de irritar os adversários. Essa é sua natureza.

(…) Bolsonaro vai ter de dar atenção muito especial para a escolha de seu time. Me preocupo que a família tome conta e transforme a presidência num reino, e tenhamos de lidar com “os filhos de Saddan”. Não dá. Mas tenho esperança que a consciência de que chegou lá, dê a Bolsonaro a grandeza de entender que sua obra será de terraplenagem. Só isso. Arrancar toco, aplainar o terreno, matar ervas daninhas, reforçar as barreiras de contenção e começar algumas fundações. Só a partir de 2022 poderemos pensar em construir uma casa nova.

Esse é um trecho de um texto meu de setembro de 2018, no qual eu dizia da minha decisão de votar em Jair Bolsonaro naquelas eleições. Na época, o texto viralizou e hoje, quase quatro anos depois, parece que acertei em tudo que eu disse que aconteceria…

Sou um oráculo? Não. Só observo.

Vou continuar o raciocínio no vídeo:

 

 

 

 

 

Por Luciano Pires,  escritor, cartunista e personal trainer de fitness intelectual  www.lucianopires.com.br

Tags: