TCE/MT – Selo ISO-9001 ‘carimba’ atual gestão para continuidade em 2023-2024

Um dos principais produtos sobre excelência de qualidade da instituição, o ISO-9001, renova a certificação diante do compromisso da atual gestão do conselheiro e atual presidente José Carlos Novelli 

17/10/2022 08:59

Imagem ilustrativa/reprodução

Pela excelência do Diário Oficial de Contas (DOC), o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) obteve, junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a renovação da certificação ISO 9001 do produto. A manutenção do selo do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), uma das metas do planejamento da gestão 2022-2023, foi estendida até outubro de 2024.

Meio eletrônico de publicidade institucional, o DOC foi instituído com a finalidade de publicar os atos e as decisões do Tribunal de Contas. A ferramenta, no entanto, foi estendida de forma gratuita aos jurisdicionados e reúne, em um único local, todas as publicações oficiais.

Dessa forma, o Diário Oficial de Contas propicia o cumprimento dos princípios constitucionais da publicidade e da transparência da administração pública, bem como contribui para a eficiência dos gastos públicos, com a redução de custos com divulgações.

Além do DOC, o Tribunal de Contas assegurou a renovação da certificação ISO 9001 em outros seis produtos, sendo eles o Plenário Virtual (PV), o Gerenciamento de Prazos e Sistematização das Atividades (SGP), o Controle da qualidade das informações inseridas no Sistema Geo-Obras, o Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (SPE), a Auditoria Informatizada de Contas Anuais de Governo e o Radar de Controle Público.

“Com a recertificação, temos a certeza de estarmos utilizando as ferramentas adequadas para cumprir com nosso principal objetivo, que é melhorar a qualidade dos trabalhos prestados à população mato-grossense”, declarou o presidente do TCE-MT, José Carlos Novelli.

O presidente lembrou ainda que a Corte de Contas foi a primeira organização pública estadual a obter o selo. “Desde 2012, estamos desenvolvendo ações que padronizam as rotinas e garantem a entrega de serviços e produtos de qualidade total à sociedade”, concluiu.

Política da Qualidade

Com o intuito de apoiar o direcionamento estratégico, a alta direção do Tribunal de Contas de Mato Grosso estabeleceu, implementou e mantém sua Política da Qualidade alinhada com a identidade institucional.

O objetivo é assegurar que o acompanhamento e monitoramento constante dos processos certificados contribua para a melhoria contínua da missão institucional do órgão no controle da gestão dos recursos públicos, bem como buscar a excelência nos mecanismos que atendam às expectativas do cliente interno e externo (fiscalizados e sociedade), por meio de pesquisas de satisfação.

Além disso, a Política da Qualidade tem o intuito de contribuir para a melhoria contínua, desenvolvimento e fortalecimento do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de acordo com as normas e regulamentos locais, nacionais e internacionais e garantir a comunicação das ações e resultados da política de qualidade aos colaboradores.

 

 

 

 

Da Redação com informações da Secom / TCE-MT