TCE/MT – Comitê Ambiental mira sustentabilidade na educação de base

O Comitê Ambiental do TCE-MT lança movimento em prol da sustentabilidade e do meio ambiente na esfera escolar, promovendo incialmente o Abraço à Amazônia, em Sinop, região Norte do estado.

09/11/2022 10:57

“O Mundo inteiro vai ver que estamos abraçando a nossa floresta, que nós cuidamos da Floresta Amazônica. Vamos dar a nossa resposta, vamos cuidar” – Conselheiro Sérgio Ricardo

Imagem ilustrativa/Secom/TCE-MT

O Comitê Ambiental do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) deu início, na tarde desta terça-feira (8), a um grande movimento em prol da sustentabilidade e do meio ambiente. Em Sinop, na Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Maria Aparecida Amaro de Souza, um ato simbólico de “Abraço à Amazônia” uniu a comunidade escolar e a sociedade local numa ação de sensibilização e conscientização sobre a importância de se garantir o desenvolvimento sustentável.

Com exposição ambiental e uma conversa com os alunos de 9 a 12 anos da escola municipal, o presidente do Comitê Ambiental, conselheiro Sérgio Ricardo, falou – de forma lúdica – sobre a importância do tripé econômico, social e ambiental.

“Prestem atenção, eu só quero que levante a mão quem que mora na Amazônia. Olha, eu vou dar uma informação para vocês, todos vocês moram na Amazônia. A cidade de Sinop está dentro da Amazônia, vocês são cidadãos da Amazônia, crianças da Amazônia. O Mundo discute a Amazônia hoje lá no Egito, os principais países do mundo estão falando da Amazônia. Nós estamos aqui dentro da Amazônia, falando da Amazônia”, destacou o conselheiro, acrescentando que o projeto “Cidades da Floresta” será levado às outras 80 cidades do estado que fazem parte do bioma Amazônico.

A fim de incentivar as crianças e demonstrar a importância do ato, Sérgio Ricardo assegurou que o objetivo é fazer com que as imagens do “Abraço à Amazônia” corram o Mundo. “O Mundo inteiro vai ver que estamos abraçando a nossa floresta, que nós cuidamos da Floresta Amazônica. Vamos dar a nossa resposta, vamos cuidar”.

Na ocasião, o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, falou da relevância da presença do Tribunal de Contas no município. “É uma coisa muito boa que está acontecendo no nosso estado de Mato Grosso. O Tribunal de Contas saindo da sua localidade para vir ao interior fazer esse trabalho de conscientização. Esse valor que estão dando para o interior é muito importante. Nossas crianças têm que receber essa educação ambiental de todos os lados, a Amazônia agradece esse grande trabalho que estão trazendo para o nosso município”.

A secretária municipal de Educação de Sinop, Sandra Donato, também salientou a importância do movimento iniciado nesta terça-feira. “Que ele possa ser desenvolvido nas demais escolas do município e que cada um, lá no seu íntimo, possa plantar essa sementinha. Para nós é uma honra e uma satisfação”.

Na oportunidade, Sérgio Ricardo também lançou um desafio: propôs às autoridades presentes que promovam um concurso de textos sobre a Amazônia. “Nesse concurso, que se tire 60 textos de alunos e se publique um livro. A ideia é que cada cidade produza um livro com 60 textos sobre a Amazônia”.

Boas práticas

O conselheiro também fez questão de enaltecer as boas práticas ambientais que encontrou no município. “Sinop já tem a lição de casa pronta. Aqui tem conservação e cuidados com os animais, com a Floresta Amazônica, as crianças estão envolvidas na educação ambiental. Essa escola, onde nós iniciamos o projeto, tem educação ambiental na grade curricular, eu fiquei muito feliz. As crianças que conversamos hoje têm uma conscientização impressionante”.

Ivete Mallmann, secretária municipal de Meio Ambiente, destacou algumas ações do município e também falou da importância de se ter o Tribunal de Contas inserido no cotidiano da cidade, conversando com os alunos e trazendo a temática do desenvolvimento das cidades com a preocupação ambiental.

“Sinop é uma cidade que se preocupa com o meio ambiente, nós temos duas unidades de conservação. Está com seu plano municipal de saneamento básico atualizado. Estamos elaborando o plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, o plano diretor, no qual vamos discutir quais serão as nossas próximas áreas verdes, as nossas próximas unidades de conservação. E esse olhar do Tribunal, trazendo essa reflexão para nós, é fundamental. Nós temos que nos preocupar com o amanhã. Então, obrigada a todos por podermos dialogar sobre esse tema tão importante para o nosso futuro”, declarou.

Da mesma forma se manifestou a diretora da escola, Letícia Cristina de Souza. “Somos a primeira escola do município de Sinop em tempo integral e na nossa grade curricular nós temos a disciplina de educação ambiental. Cumprimento todas as professoras que têm feito um excelente trabalho e quero dizer o quanto é maravilhoso este momento, para que nossas crianças possam cada dia mais enriquecer em conhecimento”.

Entre os alunos

Para Otávio Henrique Pessoa de Oliveira esta terça-feira foi um dia inesquecível. “Hoje foi um dia que eu aprendi a cuidar do meio ambiente, a cuidar das árvores, a cuidar da água, a cuidar de muitas coisas. Eu preciso das árvores para ter sombra e frutos para sobreviver”.

Natália Souza de Moraes achou a tarde com o TCE-MT muito boa, com muitas pessoas e coisas diferentes e o amigo, Artur Santos, disse ter aprendido que é muito importante preservar a natureza. “Existem vários lugares onde não está tendo água e a gente tem que ser grato ao lugar que tem”, acrescentou.
Também esteve presente na ação, representando a Câmara de Vereadores, o vereador Lucinei do São Cristóvão.

TCE em Movimento

A ação realizada na escola municipal desta terça-feira faz parte do Programa TCE em Movimento, que reúne 31 municípios da região Norte do estado em Sinop até a próxima quinta-feira (10), a fim de fortalecer a interlocução com as unidades jurisdicionada.

Clique aqui e confira a programação completa

 

 

 

 

Da Redação com informações da Secom / TCE-MT