BipFrance Brasil – Empresários franceses conhecem produção sustentável de Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso está apresentando ações e políticas da produção sustentável do estado para empresários franceses que visam a imersão na agricultura e sustentabilidade do agro brasileiro.

24/11/2022 11:38

”O ZPE é um grande exemplo de política sustentável concedida pelo estado a qual movimentamos o mercado e geramos emprego” – Secretário César Miranda

Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Alberto Miranda Lima. Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

O Governo de Mato Grosso apresentou as principais políticas e os investimentos adotados pela gestão atual para o avanço no desenvolvimento econômico e o fortalecimento da produção sustentável em Mato Grosso a uma delegação de 16 empresários franceses nesta quarta-feira (23.11), em encontro realizado no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A agenda foi intermediada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda.

“Mostramos porquê Mato Grosso é considerado o celeiro do Brasil e como temos ensinado outros países a produzir com sustentabilidade. Temos 62% no nosso território preservado. O Estado vem investindo em ações que nos colocam hoje como o maior produtor de alimentos do país e que nos levam a outros patamares. Um exemplo disso é a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), na qual concedemos benefícios para que as empresas se instalem. Assim, movimentamos o mercado e geramos emprego”, pontuou o secretário.

A vinda da delegação francesa a Mato Grosso faz parte da “Missão Bpifrance no Brasil”, projeto organizado pelo Ministério da Agricultura da França e o banco francês de investimento público Bpifrance, que selecionou oito empresas para uma imersão na agricultura e sustentabilidade do agro brasileiro. O projeto ocorre entre os dias 21 e 25 de novembro e passa por Cuiabá, Campo Verde (MT), Brasília (DF) e encerra em Piracicaba (SP).

Governo de MT recebe delegação francesa da missão Bpifrance Brasil. Foto: Divulgação/Sedec

O engenheiro agrônomo francês e mestre em proteção das plantas, Yoan Raynard, que já morou no Brasil, relatou que ainda não havia tido a oportunidade de conhecer Mato Grosso, e que ficou surpreso ao verificar que este é um Estado que investe e preserva o seu ecossistema.

“Viemos de longe sem saber o que está acontecendo em Mato Grosso e quando chegamos aqui vimos uma outra a realidade. Uma surpresa boa, porque vimos que o Estado tem vários incentivos para produzir de forma sustentável. A nossa missão é importante porque não estamos aqui somente para trazer os nossos conhecimentos, mas também é um momento para se inspirar. O Brasil possui uma agricultura super avançada, principalmente na relação de proteção com o meio ambiente. Existem muitas tecnologias se desenvolvendo no mundo, no Brasil e na França, e isso é importante pois permite a produção de energias mais sustentáveis”, observou.

No encontro, a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar apresentou, também, os aspectos da agricultura e pecuária mato-grossense aos visitantes estrangeiros, enquanto o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) destacou os principais desafios na prevenção e controle das pragas de importância econômica para o Estado, e evidenciou os avanços em tecnologia e na fiscalização na pecuária.

Missão BpiFrance Brasil

O BPIfrance é um banco público da França que atua na parte na parte de desenvolvimento – com crédito, garantias e capital próprio – que apoia empresas em projetos de inovação de projeções internacionais. Já a delegação francesa é formada por representantes de empresas que atuam  no mercado de bioestimulantes, biocontroles, regeneração de solos degradados, biotecnologias, bioestimulantes.

 

 

 

 

Da Redação com informações de Greyce LimaSedec-MT