TV Contas – TCE lança canal com foco em capacitação e conteúdo técnico

A TV Contas vai ao ar logo mais as 8h (local) pelo canal 30.2 e contará com 24h de programação voltada especialmente para capacitação, temas técnicos e na divulgação de ações institucionais.

29/11/2022 05:43

“Com nossa própria televisão, poderemos prestar serviço de qualidade (…) além de tornar públicos os atos que o Tribunal profere em suas decisões” – José Carlos Novelli

A TV Contas vai ao ar a partir das 8h, horário local. Imagem ilustrativa/Secom-TCE

A TV Contas vai ao ar logo mais às 8h (local) pelo canal 30.2, lançado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), contará com 24h de programação focada na capacitação, na divulgação de atos institucionais e em conteúdo técnico.

Fruto de convênio com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o projeto foi anunciado pelo presidente da instituição, conselheiro José Carlos Novelli, e pelo conselheiro Sérgio Ricardo no início deste mês. Hoje eles abrirão juntos a grade da TV Contas, ao vivo.

“Eu encampei a ideia do conselheiro Sérgio Ricardo, que é especialista nesta área. Vamos em frente porque vejo que esta é uma atitude maravilhosa. Com nossa própria televisão, poderemos prestar serviço de qualidade, principalmente na área de capacitação, além de tornar públicos os atos que o Tribunal profere em suas decisões”, disse o presidente.

Presidente do TCE-MT, Conselheiro José Carlos Novelli. Foto: Secom-TCE

Idealizador da proposta, o conselheiro Sérgio Ricardo classificou a atual gestão como vanguardista ao apoiar ações como esta. “Isso se dá graças a visão que o presidente tem de transparência e de futuro. A TV Contas vai fortalecer um dos braços da gestão pública que é a publicidade dos atos, que agora, mais do que nunca, ganharão visibilidade”.

Também reforçou o papel do canal no ensino à distância, essencial em um estado com as dimensões de Mato Grosso. “A partir deste canal, nossa Escola de Contas poderá gravar e transmitir todos os cursos que serão ministrados. Depois, quem não pôde vir ao Tribunal e assistir naquele momento, vai poder acompanhar em casa”, pontuou.

Deste modo, ao inaugurar esta nova possibilidade de interlocução com seus jurisdicionados e com a sociedade, a Corte de Contas amplia os entendimentos acerca do controle interno, externo e social. Reforça ainda uma série de medidas voltadas à transparência institucional e à acessibilidade dos gestores públicos.

Imagem reprodução/TV Contas.

Alguns exemplos desse esforço são produtos já veiculados pela TV Contas no Youtube e na TV Assembleia (Canal 30) como o TCE Notícias, o Minuto TCE, o TCE Orienta e o Click TCE. Em linguagem simples e direta, eles trazem a cobertura das decisões plenárias e dos principais eventos ligados ao órgão.

A divulgação do material é distribuída entre gestores, imprensa e pelos perfis da Corte de Contas nas redes sociais, onde ganham ressonância entre os cidadãos. Por fim, vale mencionar outros canais de comunicação como o Portal de Notícias, a Editora Publicontas e a Rádio TCE.

 

 

 

 

Da Redação com informações da Secretaria de Comunicação/TCE-MT