Opinião – Noticias de Mato Grosso

Mato Grosso abate cerca de cinco milhões de cabeças de gado por ano. Já pensou a fortuna que isso pode gerar (ou está gerando), além de tudo que um bovino tem para exportar? Questiona Alfredo Motta Menezes

01/12/2022 05:35

“Mato Grosso ficou na terceira posição da pesquisa sobre PIB per capita no Brasil”

Imagem ilustrativa/divulgação

Apareceram notícias interessantes e positivas sobre Mato Grosso nos últimos dias. Não custa nada dar uma viajada por aí.

O IBGE publicou o resultado de pesquisa sobre o PIB per capita no Brasil. Mato Grosso ficou na terceira posição, com 50.663 reais, atrás de Brasília, com seus altos salários, 87.000, São Paulo, o estado mais rico do país, com 51.364 reais.

PIB per capita não quer dizer riqueza para todo mundo ou que houve uma distribuição de renda adequada pelo estado. Divide-se o PIB econômico geral do estado pelo número de habitantes e se chega ao PIB individual. O estado está produzindo riqueza em áreas diferentes, somando isso e fazendo aquela divisão, MT aparece na terceira posição nacional.

Mostra também o IBGE que, entre 2002 e 2020, MT cresceu 130,4%. Ou uma média de cerca de 7% por ano naquele período.

Também do IBGE, com o chamado Pnad Contínua, mostrando que MT tem hoje a menor taxa de desemprego do país, 3.8%. A média nacional está em 8.7%. Agronegócio em expansão, comércio aumentando e obras públicas do governo empurram o estado para essa posição interessante no plano nacional sobre desemprego.

Já se fala que MT terá que importar mão de obra para o que vem ainda pela frente.  Como ter número de trabalhadores suficientes para, por exemplo, a ferrovia?

Falam que somente aí poderiam ter cerca de 200 mil empregos. O estado vai ter que importar mão de obra e, para isso, deve-se ajeitar um monte de outras coisas em outras direções.

Por exemplo, teria casa para a maior parte desses futuros mato-grossenses nos diferentes trabalhos e lugares? A classe politica e empresarial deveria está discutindo com mais vigor esse assunto de tremenda importância para agora e o futuro imediato do estado.

Outra notícia sobre o estado vem ali de Goiás. Lá o governo estadual criou uma cópia do Fethab aqui de Mato Grosso. Aquele que cobra um percentual sobre a exportação de bens do agro e que não pagam ICMS.

O Fethab foi criado no governo Dante de Oliveira. Gera renda para os cofres públicos e o dinheiro, em tese, deve ser aplicado em estradas e casas populares. Estão copiado o daqui em outro estado também. Acho que até vai espalhar para outros lugares que tem o agro como uma das bases da economia.

Mais uma. Alguém que trabalhava num frigorífico em Rondonópolis foi preso porque tinha 27 gramas de material roubado de cálculo biliar de bovinos.

Esse material é vendido a 250 reais a grama, principalmente para a Ásia. É usado na fabricação de medicamentos e para induzir a formação de perolas em ostras.

MT abate cerca de cinco milhões de cabeças de gado por ano. Já pensou a fortuna que isso pode gerar (ou está gerando), além de tudo que um bovino tem para exportar?

A notícia só teve repercussão por causa da prisão de alguém. Tem algum estudo a respeito disso? Como anda a exportação desse produto também?

 

 

 

 

 

Por Alfredo da Mota Menezes é analista político.

Tags: