Referência – TCE é destaque nacional sobre implantação de projeto energético

Vale ressaltar que o TCE-MT é o único órgão público do país certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o ISO 50001, referente ao Sistema de Gestão de Energia.

24/02/2023 13:15

O trabalho publicado na Revista Brasileira de Energia evidencia o exemplo de gestão

O trabalho apresentado pela equipe responsável pelo Sistema de Gestão de Energia (SGE) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), em parceria com professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi eleito um dos melhores projetos apresentados no XIII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético (CBPE) e teve a versão estendida publicada na 4ª edição da Revista Brasileira de Energia.

Intitulado de “Aplicação de algoritmos de otimização para determinação do montante ótimo de demanda contratada”, o artigo traz um estudo de caso aplicado a quatro unidades consumidoras (UCs) do órgão, tomando como base o histórico de demanda consumida e contratada, bem como os custos relacionados a estes montantes.

No trabalho, a equipe ressalta que a otimização da contratação e do uso da energia elétrica é uma ação que compõe o conjunto de técnicas referentes à eficiência energética atuando em reduções de custos administrativas envolvendo aspectos contratuais, mudança de hábitos e procedimentos internos.

Editada pela Sociedade Brasileira de Planejamento Energético, a revista traz um compilado de trabalhos acadêmicos, estudos técnicos e resultados de pesquisas relacionadas ao planejamento energético do país e das suas relações regionais e internacionais.

O TCE-MT é o único órgão público do país certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o ISO 50001, referente ao Sistema de Gestão de Energia. O trabalho foi desenvolvido por Walter Aguiar Martins Júnior, Débora Finazzi Luz Farah e Carla Cristiny Esteves de Oliveira, do Tribunal de Contas de Mato Grosso, e Danilo Ferreira de Souza, Felipe Moya Scarsi, Rogerio Lucio Lima, Jakson Paulo Bonaldo, da UFMT.

Clique aqui e leia o trabalho na íntegra.

 

 

 

 

Da Redação com informações da Secretaria de Comunicação Social/TCE-MT