Hoje é o dia dele, o vice-governador discreto e realizador que completa mais um ano de vida. Escreve Halisson Lasmar.
10/05/2023 05:30
“HOJE É SEU ANIVERSÁRIO – Milhares de abraços e mensagens que vão congestionar as redes”
Já foi dito pelos papas do universo político de MT, em inúmeras declarações, que o empresário e ex-prefeito por três mandatos em Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta, é o sonho de consumo de qualquer Governador para tê-lo como Vice… Um homem que faz em silêncio tem a fidelidade como regra e valoriza as parcerias e compromissos.
O político do “FAZIMENTO”, como costuma se referir as demandas que o Estado tem que realizar como obrigação para a sociedade, é alheio a aparições, impaciente com a lentidão da máquina pública e tem a discrição como uma ferramenta usual, provocada também por sua aparente timidez.
Seu gabinete, assim que assumiu, tomou nova forma, onde havia aparatos de segurança, 70 funcionários trombando um no outro e uma despesa estratosférica com mordomias, na sua gestão foi reduzida a cinco pessoas, copias são tiradas dos dois lados, viagens são pagas com seus próprios recursos, dirige ele mesmo seu carro particular e controla com mão de ferro os gastos e orçamentos que lhe chegam à mesa.
Otaviano, como é chamado pelos amigos mais próximos, é um vencedor profissional, começou de baixo, nos idos de 1984, quando chegou a região de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, dirigindo seu FNM, trazendo a mudança de um parente que viria ocupar um pedaço de terra doado pelo Governo no programa de povoamento e ocupação da época, tomou-se pelo cenário do cerrado, imaginou as oportunidades e ficou de vez para tentar uma nova jornada pelas terras férteis e inexploradas daquela região.
Encantou-se com MT, vislumbrou as chances, colocou-se a trabalhar, dormiu embaixo de barraco de lona, abriu terra na enxada, começou criando porcos e partiu para agricultura que segundo ele, “tinha tudo para dar errado”, só que deu certo!
Nascia ali um empresário, hoje com a marca: GRUPO O+ de sua propriedade que é um conglomerado de empresas que atua em vários seguimentos pelo Brasil afora empregando milhares de funcionários.
Os desafios da época eram enormes, sem energia, recursos e tecnologia, trocou os poucos bens por um velho trator CBT, juntou-se aos irmãos, passou a plantar, ganhou o título de “lavoureiro” e entre tapas, dificuldades e muita disposição, os anos o transformaram num dos maiores agricultores e industriais do Estado.
Pivetta é um empresário respeitado no Brasil inteiro e sua entrega política a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, depois de já ter adquirido uma tranquilidade empresarial e financeira, foi por amor a região, revolta com os métodos da política que assistia impotente e pelas ideias sempre muito progressistas e inovadoras que acreditava possíveis de serem implantadas e realizadas.
Deu certo, o resultado foi o de transformar Lucas num exemplo nacional de progresso e modernidade, ter um destaque e premiações internacionais do modelo de educação que criou e ser reverenciado pela classe política como um dos mais promissores gestores públicos que surgiam no cenário Estadual naquele momento.
A notoriedade conquistada, lhe alçou novos voos políticos, mas nunca misturadas as atividades empresariais e feeling para negócios que carrega na alma, (suas empresas nunca atenderam o poder público), foi Deputado Estadual, desencantou-se com o parlamento e voltou para as atividades da vida privada, transformando-se numa potência e referência empresarial de grande porte.
Pai dedicado, amigo fiel, avô babão e com toque de Midas para negócios, como Vice-governador faz e fez muito, tem grandes projetos realizados, mas não permite propaganda dos feitos, na crença defendida que entregar a sociedade é um dever de quem se aventura na política, uma reles obrigação do homem público que ocupa cargos e tem o privilégio de ser eleito.
Amigo e companheiro de Mauro Mendes, respeitadíssimo pelo staff, admirado por prefeitos e vereadores de todos os municípios que fazem filas para discutir os problemas de suas cidade e buscarem aconselhamentos e ideias, Otaviano Pivetta, declarou recentemente, a muito custo, depois de muitas evasões a pergunta, de que, estando preparado, sabedor dos caminhos, consciente do que MT ainda pode fazer e com a disposição que lhe é peculiar, que está na fila para sucessão de Mendes se assim a política, eleitores e parceiros lhe permitirem.
Um dos mais naturais candidatos da sucessão desta Gestão, a unanimidade ao entorno do seu nome pelos políticos e Prefeitos, é lugar comum quando se fala em 2026.
Focado na promessa da dupla Governante que afirmaram que este mandato, depois de colocarem em ordem as contas e os rumos de MT acertados e acelerados, seriam ainda mais produtivos, fazendo muito mais entregas a sociedade, os dois seguem nas 12,14 horas diárias de dedicação, rodando pelo Estado e atendendo no Paiaguas.
Pivetta continua trabalhando muito, fazendo mais com menos e evitando o assunto de política e sucessão, que acha que só deve ser discutido em momento oportuno.
Enquanto isso, sob seu comando discreto em muitas áreas da gestão, MT avança, faz acontecer e se destaca no cenário Brasileiro como o mais promissor dos Estados da federação.
Este é o legado que ele e Mendes focam, trabalham duro e sempre muito afinados vão solidificando seus sonhos e projetos de um MT para todos os mato-grossenses.
Vamos esperar com Pivetta e Mendes o futuro de MT que chega rápido para todos nos.
Parabéns Otaviano Pivetta e muitos anos de vida, sobrando saúde e com a mesma disposição de sempre para você.
Felicidades.
Por Halisson lasmar é jornalista e publicitário em Mato Grosso.