Opinião – “Transporte zero de pescado” aprovado em primeira votação na ALMT hoje

O Mato Grosso que tem pressa, avança em todas as áreas e cresce sem parar, vai dando exemplos da seriedade e atenção a todos os seguimentos, mirando o progresso consciente e o desenvolvimento sustentável. Escreve Halisson Lasmar.

02/06/2023 13:56

“Agronegócio segurando o PIB nacional e meio ambiente tratado com respeito.”

Foto: Marcos Lopes/ALMT

Estados como Goiás e Minas Gerais que já adotavam semelhante projeto, assistem a retomada célere do turismo da pesca, povoamento dos rios e preservação do propalado meio ambiente, geralmente usado somente em discursos.

Parabéns a AL, ao Governo e a medida que trará tantos benefícios futuros.

O projeto que assegura o ciclo natural de reprodução da vida aquática nos nossos rios, que são fonte de alimento e renda para milhares de mato-grossenses, além de garantir um ambiente turístico sustentável e sua incrementação, vai propiciar aos ribeirinhos, possibilidades de ascensões profissionais até então inimagináveis.

Necessário, premente, visionário e em boa hora para sua aplicação, observando a queda acentuada desse tipo de turismo que sempre agregou ao TRADE  e possibilitou que muitos migrantes e imigrantes conhecessem o Estado nessas incursões que sempre nos elegeram como sonho de consumo de pescadores.

Os  esforços do Governo de MT para implementação dessa medida  são voltados para o fim da pesca predatória descontrolada, que tanto castigou nossos rios  em algumas regiões e que ainda  não haviam avaliado tecnicamente o estrago que vem sendo produzido , que penaliza o meio ambiente por conta de falta de consciência, descontrole e impossibilidade de fiscalização constante.

Baseado em estudos e projeções o projeto foi amplamente discutido por técnicos, especialistas e envolvidos que avalizam a urgência de sua implementação.

O Governador Mauro Mendes, que pensa longe e em futuro, provavelmente, além de assalariar os diretamente atingidos, deverá lançar um programa paralelo que dê oportunidade de profissionalização em diversas áreas aos afetados, além também, de criar incentivos ao repovoamento de rios e criação de viveiros embalando  a piscicultura que tanto cresce por aqui.

Essa medida vem de encontro a mais um braço de incentivo a formação profissional que a cada dia afina o gargalo da falta de mão de obra que se apresenta  mais escassa em MT e pode nos afastar de investidores no futuro.

A Assembleia Legislativa, que também vivência o problema, deve ser particípe de processos que façam verdadeiras inclusões profissionais para que o Estado se solidifique como progressista, moderno e inclusivo verdadeiramente.

O Mato Grosso que tem pressa, avança em todas as áreas e cresce sem parar, vai dando exemplos da seriedade e atenção a todos os seguimentos, mirando o progresso consciente e o desenvolvimento sustentável. Escreve Halisson Lasmar.

Agronegócio segurando o PIB nacional e meio ambiente tratado com respeito.

Aqui a coisa é séria.

 

 

 

 

 

Por Halisson Lasmar, é jornalista em Mato Grosso.

Tags: