Opinião – Mauro Mendes lidera reunião de governadores e assume protagonismo da reunião

A vitrine que se ganha nessa ação, coloca Mendes como um líder nato dos estados do Centro Oeste e Amazônia e pode nos trazer bons frutos no futuro, com ideias e reivindicações coletivas. Escreve Halisson Lasmar.

23/06/2023 10:51

“Agora é juntar as forças parlamentares (…) unificarem os discursos e empreenderem a batalha que está só começando no congresso.”

Secom-MT

Sentado ao lado de Ronaldo Caiado, Governador do vizinho Estado de Goiás e com Rogério Gallo assessorando, Mauro Mendes figurou de forma muito natural e involuntariamente foi o líder do importante reunião com o Presidente da câmara Arthur Lira ontem em Brasília correndo atrás da famigerada reforma tributária e ajustes que precisam ser inseridos na pauta.

A reforma tributária que se desenha no congresso, beneficia Estados do sudeste e sul do país e prejudica arrecadações do restante do Brasil, numa logica, especificamente citando os Estados do Centro Oeste, produtores que tem sido os fiéis da balança comercial brasileira, em coadjuvantes da matéria proposta.

Só em MT, cálculos somam a estratosférica quantia de 8 BI em perdas anuais, o que faria com que os projetos, ações e o desenvolvimento do Estado sofressem um baque que poderá fechar empresas, espantar investimentos e desestimular o Agronegócio mato-grossense.

Em suas falas, defendendo uma revisão à bem dos Estados prejudicados, Mendes obteve a aclamação dos colegas quando registrou:  “Estamos cuidando do modelo desses detalhes, para que não haja prejuízos a Mato Grosso. Queremos uma reforma que não tire a competitividade do desenvolvimento das nossas indústrias e das pequenas lojas que existem em todo o estado de Mato Grosso e em grande parte das regiões brasileiras”. Afirmou em tom de conciliação.

Este momento da política brasileira, a defesa da revisão da medida e a explanação clara, objetiva e com conhecimento do Governador de Mato Grosso, traz notoriedades, holofotes e reconhecimento nacional a Mendes, que já era comentado em outros Estados, citado como exemplo com a política de ajustes, austeridade e gestão que implementou em MT.

A vitrine que se ganha nessa ação, coloca Mauro como um líder nato dos Estados do Centro Oeste e Amazônia e pode nos trazer bons frutos no futuro, com ideias e reivindicações coletivas, dando maior peso a nossa representatividade.

Agora é juntar as forças parlamentares, convocar Deputados e Senadores dos Estados interessados, unificarem os discursos e empreenderem a batalha que está só começando no congresso.

Boa para MT, melhor ainda para os mato-grossenses que contam com a disposição, visão de futuro e vontade de fazer de seu Governador que tem atraído olhares do mundo para MT.

 

 

 

 

 

Por Halisson Lasmar, jornalista, publicitário e analista político em Mato Grosso.

Tags: