ISO 50001 – TCE lança canal Eficiência Energética em Ação

Com base nas diretrizes da ISO 50001, o Tribunal de Contas de Mato Grosso voltou as atenções para os avanços na eficiência do consumo de água, elétrica e solar e combustíveis.

04/07/2023 07:15

O TCE-MT é o único órgão público do Brasil certificado com o ISO 50001

Para garantir a melhoria no consumo e no desempenho de serviços de água, combustível, energia elétrica e energia solar, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) lançou, na última semana, o canal Eficiência Energética em Ação.

A iniciativa faz parte das diretrizes estabelecidas pela certificação ISO 50001, que prevê ações para o avanço contínuo da política energética da instituição. É o que explica a gerente do SGE, Débora Finazzi Luz Farah, ao destacar que as considerações dos servidores são fundamentais no processo de qualificação.

“O canal possibilita que sejam enviadas sugestões, críticas ou, até mesmo, informações sobre novas demandas. As pessoas precisam saber que, por meio dessa ferramenta, elas podem participar da gestão do SGE e que suas opiniões têm um impacto importante para o Tribunal”, disse.

Vale destacar que a participação é anônima, já que o formulário não registra dados de identificação. O setor reforça ainda que o código utilizado para acessar o formulário indica apenas se ele foi concluído, não havendo possibilidade de relacionamento das respostas com qualquer servidor.

ISO 50001 

 O TCE-MT é o único órgão público do Brasil certificado com o ISO 50001.  Em 2022, o SGE passou por auditoria realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e não teve nenhuma inconformidade apontada, reforçando seu alinhamento com o direcionamento estratégico do presidente do órgão, conselheiro José Carlos Novelli.

Dentre as ações voltadas à sustentabilidade energética na Corte de Contas, é possível destacar a instalação completa de lâmpadas de led, de 90% de aparelhos de ar-condicionado classe A e a retirada das telhas antigas do prédio administrativo para instalação de 1.735 m² de telhas isotérmicas, dentre outras.

 

 

 

 

Da Redação