Opinião – A jornada do herói

O mentor prepara o herói para os desafios futuros e oferece sabedoria ou conhecimento especial. Os alunos da Acton são incentivados a procurarem mentores ao longo da vida. Escreve Stephen Kanitz.

07/07/2023 06:14

“Esses desafios servem para fortalecer o herói, revelar seu caráter e testar sua determinação”

A Acton Academy ensina os seus alunos que eles enfrentarão na vida “A Jornada do Herói”, uma sequência descrita por Joseph Campbell em “O Poder do Mito”.

A Jornada do Herói, como descrita por Joseph Campbell, é uma estrutura narrativa que pode ser encontrada em quase todos os mitos, lendas e tradições de narrativa.

Assisti vários alunos da Acton, de 9 anos por exemplo, afirmarem que estão se preparando para as suas Jornadas de Herói, certos de que saberão enfrentar os desafios da vida, que jamais são ensinados nas escolas convencionais.

Eles aprendem que heróis não são os mais bem-sucedidos, mas aqueles que conseguem se recuperar sucessivamente das várias derrotas que a vida irá lhes impor.

A Jornada do Herói consiste nas várias fases ou estágios pelos quais um herói normalmente passa durante a sua viagem.

Aqui estão as principais fases da Jornada do Herói:

Mundo Comum: O herói começa sua jornada de um ambiente retratado como mundano ou familiar.

Essa fase estabelece a vida normal do herói, sua rotina e seu dia a dia sem muitas pretensões.

Chamado à Aventura: Um dia o herói recebe um chamado para deixar seu mundo comum e embarcar em uma busca ou aventura.

Esse chamado pode se apresentar na forma de um problema, um desafio, um mentor ou um objeto simbólico.

Recusa ao Chamado: Inicialmente, o herói pode relutar ou recusar-se a aceitar o chamado, pois o desconhecido sempre é visto com apreensão.

Ele pode sentir medo, dúvida ou uma sensação de inadequação.

Essa recusa inicial que todos os jovens têm é uma reação natural ao desconhecido ou aos riscos envolvidos.

Encontro com o Mentor: O herói encontra um mentor ou uma figura sábia que fornece orientação, conselhos ou ajuda sobrenatural. Pode ser o pai, um professor, um adulto bem mais velho e experiente.

O mentor prepara o herói para os desafios futuros e oferece sabedoria ou conhecimento especial. Os alunos da Acton são incentivados a procurarem mentores ao longo da vida.

Atravessando o Limiar: O herói decide finalmente deixar seu mundo comum para trás e atravessa o limiar da zona de conforto rumo ao desconhecido.

Esse ato representa seu compromisso com a aventura e marca o início de sua transformação para se tornar um adulto.

Testes, Aliados e Inimigos: O herói sempre enfrenta uma série de testes, obstáculos e encontros com aliados e inimigos.

Esses desafios servem para fortalecer o herói, revelar seu caráter e testar sua determinação.

Abordagem à Caverna Interior: O herói se aproxima de um desafio central ou provação, frequentemente representado como uma caverna interior ou uma representação simbólica de seu maior medo.

É aquela decisão difícil que temos que enfrentar na vida.

Essa fase cria suspense e tensão antes do confronto final.

Provação: O herói enfrenta seu maior medo ou passa por um teste ou provação significativa. Ser injustamente despedido, por exemplo.

Esse é um ponto crucial na jornada e muitas vezes exige que o herói enfrente suas fraquezas ou supere uma crise pessoal.

Recompensa: Após a provação, o herói emerge transformado e recebe uma recompensa ou adquire novos insights, poderes ou conhecimentos.

Essa recompensa pode ser física, espiritual ou simbólica.

O Caminho de Volta: O herói inicia sua jornada de volta ao mundo comum, carregando as recompensas ou sabedoria recém-adquirida, e é reconhecido pelos seus pares como um verdadeiro herói.

Bem diferente das escolas brasileiras públicas e privadas, que ensinam nossos jovens que eles e elas são vítimas, exploradas, que jamais irão ser bem-sucedidos sozinhos, a não ser que façam parte de uma sociedade coletivista.

Controladas pelo Estado.

 

 

 

 

 

Por Stephen Kanitz,  é um consultor de empresas e conferencista brasileiro, mestre em Administração de Empresas da Harvard Business School e bacharel em Contabilidade pela Universidade de São Paulo