Modernidade – Novelli aposta aposta em empreendedorismo e tecnologia

O presidente do Tribunal de Contas de MT, conselheiro José Carlos Novelli, segue na gestão transformadora e foca atenções na criação do Laboratório da Inovação.

11/07/2023 13:38

O Laboratório de Inovação vai apliar ações nas áreas de tecnologia e empreendendorismo

Presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli. Foto: Tony Ribeiro.

Tendo em vista a transformação tecnológica e o fomento à cultura do empreendedorismo e da colaboração, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli, criou o Laboratório de Inovação.

De acordo com a Portaria nº107/2023, publicada no Diário Oficial de Contas desta segunda-feira (10), o Laboratório será um espaço livre para o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras, alinhadas à visão estratégica da Corte de Contas.

“Será um ambiente reflexivo e colaborativo, onde serão explorados ideias, conceitos e metodologias que resultarão no aperfeiçoamento das atividades do controle externo”, avalia José Carlos Novelli.

A criação da unidade leva em consideração critérios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (SNCTI) e pela Lei nº 13.243, que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa e à capacitação.

Vinculado à Escola Superior de Contas, o Laboratório também terá papel importante na execução do Planejamento Estratégico de longo prazo do TCE-MT (2022/2027), já que é um instrumento eficiente no avanço da administração pública gerencial.

Desta forma, a novidade reforça a principal meta desta gestão, que tem atuado com foco na orientação e aproximação com os jurisdicionados para garantir o aprimoramento do serviço público em todos os 141 municípios do estado.

“Não queremos apenas que nosso Tribunal de Contas seja referência para outros órgãos, isso nós já alcançamos. Agora, queremos transformar a gestão pública mato-grossense em referência nacional”, pontuou o presidente.

No documento, o conselheiro destaca ainda que a inovação é um valor institucional da Corte de Contas, previsto, inclusive, no Código de Processo de Controle Externo (CPCE), que entrará em vigência a partir de 1 de agosto.

 

 

 

 

Da Redação