Opinião – Para estudantes da rede pública de MT, Londres é bem ali

Acreditar na fórmula de ensino versus oportunidade é a aposta do casal que comanda Mato Grosso. Escreve Halisson Lasmar.

29/08/2023 12:24

“Quem sabe aí, dessa turma de nerds mato-grossenses, não teremos no futuro um Governador ou uma primeira-Dama?!”

A Madrinha e primeira-Dama, Virginia Mendes entregando “kit viagem” para uma das 100 alunas selecionadas. Foto: Jana Pessoa/Unaf

Inédito, inovador, realizador para muitos país e uma experiência única para alunos da rede pública de ensino,  que com o patrocínio do Governo do Estado, boas notas para serem selecionados e tendo como Madrinha e idealizadora do projeto,  a primeira-Dama Virginia Mendes,  realizam neste momento um sonho.

Estudantes do 3 ano selecionados tiveram  a oportunidade que, até esta ideia,  parecia impossível, de passarem 21 dias em Londres, aprendendo a língua, conhecendo a cultura e mostrando que a educação no Estado vai ultrapassando fronteiras… Literalmente.

O dia que antecedeu a viagem, foi marcado por emoções, muita expectativa dos alunos, que demonstravam um mix de nervosismo, ansiedade  com a premiação e a viagem, que marcam uma nova era também nas ações do Governo e seu prioritário olhar para a educação e formação dos futuros Mato-grossenses, agora com uma visão internacional do primeiro  mundo e suas peculiaridades culturais comparando em loco as grandes diferenças… Da para imaginar o quanto isso vai ser histórico  na vida dessa mulecada?

Madrinha e primeira-Dama dos alunos selecionados pelo programa MT no Mundo, Virginia Mendes, ao lado dos secretários Fábio Garcia (Civil) e Alan Porto (Seduc). Foto: Jana Pessoa/Unaf.

Ponto alto do evento que marcou com emoções a todos, o testemunho pessoal da Sra. Virgínia Mendes, relatando acontecimento semelhante com seus filhos, foi animador para todos os presentes.

O crescimento pessoal que os seus tiveram, atestado por ela em seu relato, mostrou o quanto o intercâmbio poderá amadurece-los.

Aliado ao orgulho de poder proporcionar esta oportunidade à aqueles ali presentes e agraciados,  conquistando o prêmio  pelos seus próprios méritos, na disputa de um  lugar no grupo de 100 alunos das escolas Estaduais de MT, que já estão a essa hora, olhando o BIG BEM de pertinho, Virgínia foi tietada e aclamada pelos alunos, reconhecendo sua dedicação e empenho na ação dessa viagem esperada por todos.

Governador Mauro Mendes no aeroporto Marechal Rondon, acompanhando o embarque dos 100 alunos do programa Mt no Mundo. Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Os acontecimentos e animação dos presentes encheu de lágrimas e embargou a voz da discreta Primeira-Dama,  orgulhosa pela iniciativa.

Os avanços na educação vem sendo perseguidos implacavelmente  pelos Mendes que sabem que a maior possibilidade de jovens passarem por  formação, conhecimento e os sonhados diplomas universitários, estão nas escolas, no ensino  e na boa metodologia que está sendo aplicada em  MT com muito vigor e modernidade.

Acreditar na fórmula de ensino X oportunidade é a aposta  do casal que comanda MT e que são um exemplo de que formação acadêmica, trabalho, perseverança e muito vontade de crescer, constroem vencedores traçam rumos promissores e melhoram vidas.

Quem sabe aí, dessa turma de nerds mato-grossenses, não teremos no futuro um Governador ou uma primeira-Dama que poderá ter essa viagem e estágio destacados com orgulho no currículo em suas vidas no futuro.

É por essas e outras que MT é mesmo diferente. O Estado do “dar certo”.

Avante.

 

 

 

 

 

Por Halisson Lasmar, é jornalista publicitário e analista político em Mato Grosso.