Opinião – Saúde municipal em recuperação

Não estou conjecturando e muito menos criando factoide; a Prefeitura Municipal de Cuiabá está sofrendo pela segunda vez intervenção na Saúde. Escreve Licio Antonio Malheiros.

13/10/2023 07:19

“Prefeitura Municipal de Cuiabá está sofrendo pela segunda vez intervenção”

Reprodução/divulgação.

Quando falamos em saúde, estamos nos referindo a vidas, tanto na qualidade quanto na longevidade. Portanto, esse tema tem que ser tratado e abordado com bastante carinho e seriedade, principalmente pelo Poder Público.

Existe uma divisão de responsabilidade entre os três poderes. Federal, Estadual e Municipal.

Cada qual com suas respectivas funções, os limites de atuação, mas o ideal para o funcionamento do sistema de saúde nas cidades é a gestão conjunta de todos esses atores em sintonia.

A Prefeitura é o principal órgão responsável pela área da saúde.

O prefeito, e a equipe de gestão dos serviços, executados pela Secretaria Municipal de Saúde; são os responsáveis pelas ações e serviços de saúde naquele local (município).

Agora, quando o gestor público na figura do Prefeito Municipal, que é quem escolhe e nomeia os seus secretários.

E estes, não dão respostas satisfatórias à população mais carente, que precisam de saúde de qualidade, pois eles   pagam rigorosamente seus impostos e querem recebê-los em troca de Saúde Pública de qualidade.

A Prefeitura Municipal de Cuiabá, através dos seus comandantes, principalmente na área que constitui o calcanhar de Aquiles de um gestor público a Saúde. Infelizmente, em Cuiabá a administração pública, vem se tornando oconcur.

Quando o assunto, são denúncias de possíveis: malversação de dinheiro público e em alguns casos até absenteísmo por parte do gestor público, porém o mais emblemático sem sombra de dúvidas, é a grande quantidade de medicamentos perdidos por essa gestão.

Recebi um e-mail do Dr. Luiz Fernando vereador por Cuiabá, no qual é retratado través de um vídeo feito in loco, relatando o grande desperdício de medicamentos, que é algo realmente assustador, quem assistiu ao vídeo do vereador Dr. Luiz Fernando na integra deve ter ficado estarrecido também.

Dr. Luiz diz “A convite da interventora da Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona e sua equipe, viemos ver de perto na Central de Distribuição região do Industriário; todas essas toneladas e mais toneladas de medicamentos vencidos na gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro desde  2018”.

“Isso mesmo, você cidadão que precisa do SUS, que chega lá e não encontra uma simples dipirona e não encontra o leite ninho por estar vencido, água oxigenada, medicamentos para hipertensão, soro, gazes, algodão, toneladas de medicamentos, de insumos vencidos aqui neste local, que serão descartados, esse fato lamentável aconteceu na gestão  Emanuel Pinheiro”.

“Isso, deixam-nos indignados e revoltados, pois  é jogar dinheiro público no lixo, o seu dinheiro o meu dinheiro, pois somos nós quem pagamos os nossos impostos, isso acontece por estar nas mãos de uma gestão com indícios de corrupção, dezoito operações, quatorze delas na saúde, resultando nesta situação lastimável”.

Não estou conjecturando e muito menos criando factoide; haja vista que, a Prefeitura Municipal de Cuiabá está sofrendo pela segunda vez intervenção na Saúde.

A intervenção aprovada pelo órgão especial do TJMT deveria durar 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período.

O (TJMT) aprovou a prorrogação; com a decisão, o estado ficará na administração da secretaria até o dia 31 de dezembro.

 

 

 

 

 

Por Licio Antonio Malheiros é geógrafo.

Tags: