Opinião – Professores: grandes heróis anônimos

O futuro vem a galope, as metodologias aceleradas, o ensinamento globalizado, mas sem um professor que nos ensine sobre a vida real, nada será possível. Escreve Halisson Lasmar.

15/10/2023 11:32

“Esse dia especialíssimo, de significância única, tem que trazer reflexões que encontrem caminhos e métodos de mais valorização a esta classe”

Imagem ilustrativa.

Eles estão nas nossas vidas ainda de mochilinhas nas costas, palavras quase em códigos, fraldas, carinhos e até repreensões,  mas sempre com uma atenção que transcende laços familiares, costumes e convivências.

São responsáveis diretos pela formação de caráter, educação, princípios, respeito e das escolhas futuras que vão sendo moldadas em salas de aula com seu feeling catedrático e sua visão dos tais aprender e ensinar.

Verdadeiros descobridores de talentos e do mostrar caminhos, professores tem tamanha importância em vidas que sua profissão, as vezes tão desmerecida nesses tempos globais, são relegados a figura da lousa, aplicação de provas e o receio das boas notas tão esperadas, tudo muito distante de suas verdadeiras representatividades e importâncias que vão além de suas figuras.

O mundo, sem nenhuma limitação, deveria criar mecanismos que supervalorizassem estes mestres, com demonstrações de carinho, atenção e reconhecimento obrigatório por Governos e sociedade.

A gente guarda na lembrança alguns que passaram por nossas vidas, foram de tamanha importância, ensinaram com tanta propriedade, que volta e meia remetemo-nos aos passados, visualizando momentos e aflorando saudades.

Obrigado Roberto Bassil- Um grande mestre – O cara que me despertou e fez com que eu me apaixonasse pelos livros. Ele profetizava: “ Alinhe pensamentos, explore palavras, misture emoções e descreva o mundo se descobrindo, vocês podem se transformar   através do olhar literário… Nenhuma lição poderia ser tão, útil, profunda e verdadeira.

Muito obrigado!

Esse dia especialíssimo, de significância única, tem que trazer reflexões que encontrem caminhos e métodos de mais valorização a esta classe que jamais se extinguirá, por mais informatizados, tecnológicos ou virtuais que sejamos induzidos a ser.

O futuro vem a galope, as metodologias aceleradas, o ensinamento globalizado, mas sem um professor que nos ensine sobre a vida real, nada será possível.

Pode acreditar!

Parabéns a todos os professores e seus talentos indescritíveis de formar cidadãos, desenhar futuros individuais e coletivos, disseminar conhecimento e abrir os nossos horizontes.

Que Deus os abençoe e ilumine a todos.

 

 

 

 

 

Por Halisson Lasmar, é jornalista, publicitário e analista político em Mato Grosso.

Tags: