Opinião – Moarcir Couto, áreas alagadas e solução definitiva

Conhecedor profundo da região, o Deputado promete arregaçar mangas, usar de intransigências e fazer desta bandeira uma luta sem precedentes ou descansos. Escreve Halisson Lasmar.

17/10/2023 15:21

“Esta luta é de todos nós, parlamentares, autoridades, judiciário e cidadãos, vamos juntos e sem tréguas mudar essa realidade”

Imagem ilustrativa.

Uma das ações mais proeminentes que farão parte da plataforma parlamentar do Deputado Moacir couto, será a definição definitiva do imbróglio das áreas alagadas do Araguaia que tanto prejudicam municípios, produtores e o desenvolvimento da região e cidades afetadas.

A proposta de criar áreas úmidas (alagadas) prejudica extensas terras do Araguaia e preocupam o deputado assim como todos os parlamentares da ALMT.

Segundo dados da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-MT), no Araguaia 17 municípios serão prejudicados pela decisão unilateral de criar as tais áreas úmidas que não poderão mais receber tecnificação, desmatamento nem produção de culturas como soja ou milho, causando inevitavelmente desemprego nas fazendas que se localizam no escopo do projeto.

Demissões e paralisações assombram muitos produtores e podem inibir ou dar fim as atividades ali desenvolvidas completamente.

A cidade mais atingida pela proposta do governo é Cocalinho, que perderá 1 milhão 609 mil hectares inviabilizando o município que vem figurando como um modelo de desenvolvimento no MT.

Ribeirão Cascalheira também na mira da proposta, perderá 446 mil hectares com a implantação dessas áreas úmidas.

No ranking do “anti desenvolvimento” vem a reboque São Félix do Araguaia com 443 mil hectares, Luciara com 426 mil hectares, Novo Santo Antônio com 414 mil hectares, Água Boa perdendo 36 mil hectares, Nova Nazaré 111 mil, Canarana 88 mil e na lanterna das perdas, Nova Xavantina com o menor volume de perdas, totalizando 1.300 hectares.

No total o Araguaia perderá 4,2 milhões de hectares, um baque imensurável na economia, progresso e desenvolvimento da região, considerado por Couto como inaceitável.

Conhecedor profundo da região, o Deputado promete arregaçar mangas, usar de intransigências e fazer desta bandeira uma luta sem precedentes ou descansos para sua reversão imediata.

Nos próximos quatro meses, reuniões com os atores atingidos, protagonistas da proposta e muito convencimento do erro que pode ser cometido, estão priorizados na pauta de Moacir Couto que promete ir a fundo no assunto, mobilizar céus e terra e devolver segurança jurídica, institucional e tranquilidade aos habitantes da região.

Deputado Moacir Couto, empossado recentemente na ALMT. Foto: Reprodução Youtube.

Em suas recentes falas sobre o assunto, a frase mais dita pelo parlamentar tem sentido amplo e convidativo de pares e atingidos: Esta luta é de todos nós, parlamentares, autoridades, judiciário e cidadãos, vamos juntos e sem tréguas mudar essa realidade! Isso é um compromisso inarredável.

Vamos observando.

 

 

 

 

 

Por Halisson Lasmar, é jornalista, publicitário e analista político em Mato Grosso.

Tags: