TCE/MT – Mais de 80 municípios já estão aptos a usar a plataforma do GPE

Mais da metade dos municípios de Mato Grosso já estão prontos para ultilizar a plataforma do Gerenciamento do Planejamento Estratégico, GPE, para monitoramentos de metas.

01/12/2023 13:27

O Programa GPE foi lançado em 2022 pelo conselheiro-presidente, José Carlos Novelli

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promoveram, nesta quinta (30) e sexta-feira (1°), o 9° treinamento para utilização do Sistema do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE). No total, mais de 80 municípios já estão aptos a utilizar a plataforma de monitoramento e avaliação das metas estabelecidas pelas prefeituras para os próximos 12 anos.

Ao longo dos dois dias, técnicos de 10 prefeituras receberam informações relacionadas ao acompanhamento da execução dos planos e o envio de relatórios gerenciais, conhecimento necessário para operacionalização do sistema. Nesta oportunidade, a capacitação foi voltada às Prefeituras de Poxoréu, Arenápolis, Sapezal, Nova Santa Helena, Campo Verde, São Pedro da Cipa, Guarantã do Norte, Novo Santo Antônio, Bom Jesus do Araguaia e Glória D´Oeste.

“Em maio de 2023, iniciamos esse ciclo de capacitação com as equipes que já concluíram a elaboração dos mapas estratégicos, com objetivos, metas e a visão de cada município. Agora, mais de 80 já estão fazendo o monitoramento do seu planejamento estratégico por meio dessa ferramenta”, explicou o coordenador do GPE no TCE-MT, Volmir Manhabosco.

Presente no treinamento, o prefeito de Nova Santa Helena, Paulinho Bortolini, destacou a parceria do Tribunal de Contas. “Todos os prefeitos tinham medo do Tribunal de Contas e hoje não é mais assim. O TCE-MT é parceiro da gestão municipal e tem um trabalho diferenciado para inibir possíveis erros que podem acontecer, sendo mais orientativo do que punitivo.”

A coordenadora do GPE em Sapezal, Rayanne da Silva, também ressaltou a iniciativa. “É um trabalho que tem dado certo. As metas e ações estão sendo planejadas e monitoradas, tem funcionado e trazido resultado para nossa sociedade, que é o principal objetivo da gestão.”

GPE

 O Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) foi lançado em 2022 pelo conselheiro-presidente, José Carlos Novelli, com o objetivo de introduzir a cultura do planejamento na administração pública municipal. A proposta conta com 118 municípios adesos.

Em outubro deste ano, foram validados os mapas estratégicos de 100 municípios e entregues os certificados do MBA em Gestão Estratégica por Resultados aplicada à Gestão Pública, ofertado no âmbito do Programa, a mais de 200 alunos.

 

 

 

 

Da Redação

Tags: