Opinião – COP-28: Conferência das Partes em Dubai

Serei, duramente atacado e desqualificado por parte de alguns esquerdopatas de plantão, que não entenderam ainda que a eleição presidencial terminou. Escreve Licio Antonio Malheiros.

06/12/2023 05:17

“Observa-se claramente tratar de uma delegação bem eclética”

Foto: Leandro Fonseca/Exame

A chamada em questão, para um universo de 215 milhões de brasileiros; tenho certeza que desse montante, pouquíssimos sabem o que é a COP 28, e quais às implicações da mesma no cenário geopolítico mundial.

É importante que as pessoas entendam a magnitude e amplitude dessa reunião anual; a COP é a sigla para Conferência das Partes, um evento anual promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A mesma reúne representantes de todo o mundo, entre eles, diplomatas, governos e membros da sociedade civil, com o objetivo de discutir e organizar as iniciativas sobre os impactos das mudanças climáticas.

A COP (Conferência das Partes), vem sendo realizada anualmente desde 1995 (exceto em 2020 por causa da pandemia).

Desta feita, a mesma está sendo realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O Brasil está presente na COP 28, com a maior delegação batendo recorde com cerca de 1,5 mil participantes.

Observa-se claramente tratar de uma delegação bem eclética; apenas entre autoridades e funcionários do governo são em torno de 400 nomes.

Também integram a celta lista: parlamentares, representantes do setor privado, da sociedade civil e da academia; fica parecendo, uma colônia de férias.

Infelizmente, uma das participantes dessa extensa comitiva presidencial, mais precisamente, a nossa primeira dama Janja, que em dado momento, ao conceder entrevista, escorregou no tomate, desferindo algumas pérolas.

Explico, a primeira dama Janja diz “Sugiro que a Edição da Conferência que será realizada no Brasil em 2025 em Belém, seja para mulheres, pois a floresta é feminina, ela deu ênfase ao repetir, a floresta é feminina”, sem comentários.

Sem falar, em outros escorregões praticados por outros membros dessa celta equipe multidisciplinar, que também acabaram desferindo outros besteiróis; nem vale a pena declinar, pois os vídeos circulam nas redes sociais e, estão bem explicitados.

Serei, duramente atacado e desqualificado por parte de alguns esquerdopatas de plantão, que não entenderam ainda que a eleição presidencial terminou, e que, quem comanda o país hoje é Luiz Inácio Lula da Silva.

Porém, tenho plena convicção que estou apenas pautando pela verdade doa a quem doer (tudo foi dito, pela primeira dama). Portanto, não escrevo para agradar a ninguém, e muito menos crio factoides.

 

 

 

 

 

Por Licio Antonio Malheiros é geógrafo.

Tags: