Editorial – O trio parada dura: Mendes, Botelho e Garcia

Posicionamento do governador Mauro Mendes (UB) tem causado ansiedade nos bastidores da política regi0nal, inflando egos de alguns e sugestões nada republicana de outros.

08/02/2024 12:23

“Quem estiver apostando com um “racha”, pode tirar o cavalinho da chuva”

Reprodução Instagram.

O impasse do presidente do União Brasil, governador Mauro Mendes em definir quem será o candidato à Prefeitura de Cuiabá está chamando atenção de muitos. No entanto, é possível que até onde está sendo possível “enxergar”, não seja de fato o piso desse chão.

Essa postura adotada pelo governador não é jogo de cena. Pelo contrário. É estratégia e análise fundamentalista de uma gama de fatores envolvidos em tal decisão.

Entre micros e macros, estaria em jogo três cenários: Prefeitura de Cuiabá, eleição para Governo do Estado em 2026 e Senado 2026. Esse terceiro cargo, Mauro Mendes já andou deixando nos ares um affair com o Congresso Nacional.

Com isso, não é de interesse nenhum de Mendes abrir não um “racha”, mas uma “vala” entre os seus mais pujantes parceiros dentro do seu próprio e sólido grupo político.

Quem estiver apostando com um tão falado “racha” interno, pode tirar o cavalinho chuva.

Os personagens desse tabuleiro, estão muito longe de serem amadores, aventureiros ou vislumbrados. Mas sim, os grandes caciques da política mato-grossense da atualidade.

Está sendo muito bem arquitetado a manutenção da união dentro do partido visando os três interesses citados acima. Como essa engenharia vai atender, contentar e satisfazer a cada um dos envolvidos, cabe somente aos mesmos decidirem.

Aos eleitores, cabe apenas aguardar e torcer que a decisão seja em prol de um projeto para alavancar Cuiabá do gargalo catatônico atual.