Opinião – Termômetro

A chamada em questão, nos remete à política partidária, fruto da publicação da primeira pesquisa realizada em 2024, com ênfase para a Prefeito, com vários cenários. Escreve Licio Antonio Malheiros.

09/02/2024 05:25

“Política engloba todos aspectos relacionados ao poder em uma sociedade”

Quando falamos em política, nos dá a conotação de estarmos falando apenas e tão somente de política partidária, o que não é verdade.

A política é muito mais abrangente do que pensamos, a política engloba todos os aspectos relacionados ao poder em uma sociedade.

Ela [política] é o conjunto de práticas e ideais que envolvem as relações de poder.

A política está tano no Estado, ao qual chamamos de governo, como no nosso dia-a-dia.

As políticas de Estado são aquelas feitas pelos nossos governantes, por exemplo, a implantação de um novo serviço no SUS, a construção de uma ponte ou a demarcação de uma terra indígena. Estas políticas podem ser feitas em nível: municipal, estadual ou federal.

A chamada em questão, nos remete à política partidária, fruto da publicação da primeira pesquisa realizada pelo Instituto Percent em 2024, com ênfase para a majoritária (Prefeito), com vários cenários.

Para não tornar prolixo vamos abordar apenas o primeiro cenário e a rejeição.

Cenário 1

No primeiro cenário analisado pelo Instituto de pesquisa Percent, tendo como base pesquisa (Estimulada), quando o entrevistador, pergunta: “Se as eleições para Prefeito (a) de Cuiabá fossem hoje, e se esses fossem os candidatos, em qual você votaria”?

Eduardo Botelho aparece com 23,7%; seguido por Abilho Brunini com 20%; Lúdio Cabral com 14%, Fábio Garcia com 10,8%; o vice-prefeito José Roberto Stopa com 4,5% e Marcos Ritella em último com 2%; Nulo |Branco 8%, NS| Indecisos 16,5% e finalmente NR|0,5%.

Rejeição para Prefeito de Cuiabá, (Percent).

“E entre os candidatos à Prefeitura de Cuiabá, em quem você não votaria de jeito nenhum”? (Estimulada).

Em primeiro lugar aparece Abílio Brunini com 24,8%; em segundo Lúdio Cabral 9,9%; em terceiro Eduardo Botelho 6,6%; em quarto José Roberto Stopa 5,5%; em quinto Pastor Marcos Ritella 4,3%; em sexto Fábio Garcia 1,5%, ninguém 12,7%; NS 31,7% e não respondeu 3,0%.

A rejeição é um dado que muitas vezes passa despercebido, porém, este é um dos elementos norteadores de uma pesquisa ou seja.

Em pesquisas: tanto, qualitativas como quantitativas, a rejeição desempenha papel importante, embora de maneiras distintas.

O termômetro político, só não está mais aguçado, em função da indefinição que ronda o União Brasil, a partir, dá não definição de quem será o pré-candidato pela legenda.

Existem dois nomes fortíssimos, o do presidente da ALMT Eduardo Botelho e do secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Fábio Garcia.

Assim, como em um jogo de xadrez; na política partidária no caso do União Brasil, as peças precisam ser mexidas, no caso o Rei: (….), é a peça mais protegida, sua captura resulta em xeque-mate e fim de jogo; a Rainha: (ou a Dama), em   termos de jogadas, a rainha é a peça mais poderosa do jogo, pois a mesma pode se movimentar em qualquer direção; Torre: é uma peça de defesa no jogo; Bispo: é uma peça de estratégia, pois pode movimentar várias casas em apenas uma jogada.

Diante do exposto, cada qual, faça sua analogia e juízo de valores.

Até o fechamento do artigo, o União Brasil, ainda não havia definido seu pré-candidato.

 

 

 

 

 

Por Licio Antonio Malheiros é geógrafo.