Opinião – Persona non grata

O sujeito está a serviço de tudo que não presta, e contra tudo aquilo que presta. É um corrupto defensor de terroristas e tiranos! Escreve Rodrigo Constantino.

20/02/2024 05:22

“Quem tem vergonha na cara morre de vergonha de um presidente como Lula arruinando de vez a imagem do Brasil”

Quem tem vergonha na cara morre de vergonha de um presidente como Lula arruinando de vez a imagem do Brasil.| Foto: EFE

Após comparar a reação israelense contra o grupo terrorista Hamas às mortes de judeus no Holocausto, o presidente Lula foi declarado “persona non grata” em Israel. O primeiro-ministro Netanyahu já tinha dito que o petista cruzou uma linha vermelha. O Brasil é oficialmente um pária mundial.

A fala desastrada teve forte repercussão mundial, e também no país. A oposição já prepara um pedido de impeachment com base na Lei 1079/50, artigo 5, terceiro parágrafo: “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

Afirmar que Israel deliberadamente pretende exterminar inocentes palestinos é absurdo sobre todos os aspectos, mas é a narrativa oficial da extrema esquerda pelo mundo, dos antissemitas bajuladores de tiranos árabes.

Os apoiadores de Lula insistem que ele disse uma verdade, mostrando que não foi uma “gafe” ou uma fala “equivocada” fora de lugar, isolada. É a mentalidade dessa gente mesmo, desde o começo passando pano para o Hamas e demonizando Israel.

É preciso parar de tratar Lula como um sujeito que comete “gafes” ou “erros”, e encarar a realidade: ele defende Maduro, Cuba, Nicarágua, Putin, Hamas etc. O sujeito está a serviço de tudo que não presta, e contra tudo aquilo que presta. É um corrupto defensor de terroristas e tiranos!

Só no Brasil, graças a uma velha imprensa corrompida e tucanos bobocas, o discurso de Lula como alguém que veio “salvar a democracia” poderia vingar – na mídia, ao menos. No Estadão, por exemplo, Fabiano Lana escreve: “Lula poupa Maduro e Putin, mas ataca Israel e põe em dúvida compromissos com democracia”.

Oi? Já que ele só apoia ditaduras, recebe elogio de terroristas que degolam crianças e estupram meninas, acho “rola uma dúvida” sobre suas credenciais democráticas, não é mesmo? Tudo isso é uma grande piada de mau gosto, e um escárnio com o povo brasileiro mais atento, que sabe muito bem quem é Lula e o que ele fez nos verões passados.

Como estão se sentindo, aliás, os judeus que fizeram o L, feito o Caio Blinder? Vão admitir a gigantesca lambança que fizeram ou o nojo estético ao Bolsonaro, presidente mais pró-Israel da nossa história, ainda fala mais alto? O grau de cegueira dessa gente beira uma doença mental, uma dissonância cognitiva extrema.

Sejamos francos: Lula é persona non grata em qualquer lugar decente do planeta, faz tempo. Mas nas prisões, nas bocas de fumo, nos sindicatos pelegos, nas empreiteiras corruptas e entre artistas vendidos e militantes disfarçados de jornalistas ele consegue desfilar até com tapete vermelho.

Sim, o país está “polarizado”. É o joio e o trigo. Quem tem vergonha na cara morre de vergonha de um presidente como Lula arruinando de vez a imagem do Brasil perante o mundo e nos aproximando do que há de mais abjeto em termos de geopolítica. O Brasil, hoje, é parte do “eixo do mal”…

 

 

 

 

Por Rodrigo Constantino, economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

Tags: