Opinião – Falas de Lula são abomináveis, mas não são caso de impeachment

Apesar de amplo apoio na Câmara Federal, pedido de impeachment do presidente Lula por fala contra Israel não vai prosperar. Escreve Alexandre Garcia.

21/02/2024 06:25

“Os governistas dizem que Lula está projetando o país no exterior (…) ele está amesquinhando e envergonhando o país”

Pedido de impeachment contra Lula deve ultrapassar mais de 124 assinaturas. Foto: Ana Carolina Curvello

Apesar de apoio, pedido de impeachment de Lula por fala contra Israel não vai prosperar
Estão todos comentando a entrega, pela deputada Carla Zambelli, do pedido de impeachment do presidente Lula por causa da confusão com Israel. Ela alega que houve crime de responsabilidade porque se criou perigo de guerra e houve prática de antissemitismo, de injúria racial.

Mas eu olho o artigo 85 da Constituição e não vejo isso. Vejo possibilidades de enquadrar outras pessoas de outros poderes, mas não o presidente da República. A Carta Magna diz que “são crimes de responsabilidade os que atentem contra a Constituição”, especialmente: contra “a existência da União”, mas não é o caso; contra “o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos poderes constitucionais das unidades da Federação”, mas não vi nada disso da parte do presidente da República; contra “o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais”, também não é o caso de Lula, mas já vi isso em outros poderes; contra “a segurança interna do país”, mas não é o caso de achar que teremos guerra com Israel; contra “a probidade na administração”, isso já ocorreu, como a Lava Jato mostrou, mas foi em outro mandato; contra “a lei orçamentária”, foi o caso de Dilma, não é o caso de Lula até agora; e, por fim, contra “o cumprimento das leis e das decisões judiciais”, também não é o caso, porque Lula nunca deixou de cumprir.

Acho que o pedido é inútil, ainda que tenha um apoio grande, equivalente a quase um quarto do total de deputados – são mais de 130 assinaturas, eu não vi o número fechado –, mas acho que não vai em frente. É um barulho político que a oposição faz, como já fez tantas vezes com outros presidentes, mas não vai dar em nada. O que vemos, isso sim, é uma condenação internacional muito grande às palavras de Lula. Os governistas dizem que Lula está projetando o país no exterior, mas nesse momento acontece exatamente o contrário: ele está amesquinhando e envergonhando o país.

 

 

 

 

 

Por Alexandre Garcia, colunas sobre política nacional publicadas de domingo a quinta-feira.

Tags: