Editorial – Humanização na política

Em tempos de pós-pandemia, tribunal virtual (redes) e ausência extraordinária de compaixão entre as civilizações, políticos devem fazer um papel fundamental nessa reconstrução social.

27/02/2024 13:13

“Vocês, políticos (vereadores, deputados, senadores, governadores) são o espelho de uma sociedade”

Estudante deficiente visual recebe do governador Mauro Mendes (MT) a notícia que foi aprovada para intercâmbio na Inglaterra. Lavinea, moradora de Nobres, foi a primeira estudante a saber que foi selecionada para a edição de 2024. Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Diariamente recebemos inúmeras notícias de violência nas mais diversas esferas sociais. Lares, bares, escolas, trabalho, somam os principais palcos dessa onda de violência a qual vem tomando conta do cotidiano das pessoas.

Em rodas de conversas informais, é um fato perceber que a sociedade de um modo geral, independente de classe social, vem desmoronando os pilares da humanização.

Durante a pandemia, onde o caos social e humanitário foi generalizado, diversos episódios ocorreram de boas ações a qual por algum momento acreditamos que haveria uma lição positiva para as pessoas àquele triste momento que o mundo vivia.

No entanto, durou pouco. O comportamento carniceiro de uma gama imensurável de políticos, se mostrou exatamente o contrário daquilo que a população estaria demonstrando com o próximo em momento de tamanho sofrimento: O egoísmo e a ganância.

Políticos são representantes escolhidos pela grande maioria para atuar em prol dos interesses de todos com ética, imparcialidade e sobretudo honestidade. Esses representantes apresentam um perfil ao eleitorado que, na crença do mesmo, apostam sua confiança e muitas vezes admiração por tal figura. Logo, tal figura vem a ser um influenciador de ações para essa parcela do eleitorado ou mesmo a sociedade como um todo.

Sendo assim, a responsabilidade desses representantes para a com a influência de suas ações à uma população deveria ser o seu principal patrimônio político. Ainda que sabido não ser uma realidade.

Em Mato Grosso, o Governador Mauro Mendes (UB-MT) e sua esposa, a primeira-Dama Virginia Mendes, tem dado um rumo diferenciado a essa política distorcida mencionada linhas acima, muito comum na história recente até os dias de hoje.

Os Mendes, tem carimbado uma marca no Social com Programas reconhecidos internacionalmente. Na Educação, outro marco histórico vem sendo cravado tanto nos índices como na metodologia aplicada às oportunidades de desenvolvimento acadêmico.

E toda essa grandeza tem um diferencial que vai ficar na memória de cada profissional envolvido, cada família beneficiada: a humanização dessa gestão.

É notório o reconhecimento e a gratidão de um aluno do ensino fundamental ao patriarca de uma comunidade, assistirem o amparo direto e na sua maioria pessoal desses gestores.

Que a postura, posicionamento, perfil humanizado de Mauro Mendes e Virginia Mendes, sirva como exemplo aos ainda ocupantes dos cargos e aos que pretendem ocupar um.

Vocês, políticos (vereadores, deputados, senadores, governadores) são o espelho de uma sociedade.