Opinião – Uniformes no lixo: Falta do sentimento de “pertencimento”

Este triste episódio foi um alerta de que estamos no caminho certo, dada a reação imediata do Governo, a sensibilização coletiva da sociedade. Escreve Halisson Lasmar.

04/03/2024 11:45

Isso é apenas o reflexo de um passado que está ficando literalmente para traz, podem apostar!

Assessoria Seduc-MT

Até pouco tempo, a educação em MT era relegada ao ostracismo sistêmico do abandono de gestões passadas que empurraram para baixo os nossos índices de aprendizagem: Escolas de lata foram criadas, professores desestimulados, alunos largados e muita politicagem sindical que criava greves sem sentido, deixando a comunidade escolar ao Deus dará. Vamos esquecer e apagar esse passado ruim.

Nos últimos cinco anos, todos os esforços tem sido envidados para mudar essa realidade, escolas de primeiro mundo que nunca foram imaginadas por aqui, métodos de ensino jamais pensados em uma escola pública, professores motivados, ambiências condizentes com os novos tempos, informatização democrática e para todos os alunos é uma realidade no Governo Mendes. Isso é fato!  A evolução estrutural e pedagógica, sob a gestão do Secretario Alam Porto, já apresenta novos índices e resultados que estão nos tirando da vergonhosa lanterna que nos deixaram de herança.

A educação em MT, além das complexidades causadas e da falida estrutura recebida, avança e vai se transformando num exemplo nacional de eficiência. Muito tem sido feito, mas ainda muita há por fazer. O governo reconhece.

Dentre os pilares dessa reestruturação, o sentimento de “PERTENCIMENTO” deve ser uma causa de todos: pais, alunos, professores, dirigentes e toda a cadeia que habita os ambientes escolares, nascendo primordialmente em suas casas e sendo praticada nos espaços de educação.

Com tantos avanços e reconhecimento dos esforços e medidas para mudança dessa ultrapassada realidade, vencer e galgar posições de destaque no podium da educação Brasileira começa em casa, passa pelas escolas e deve ser criteriosamente monitorada pelos gestores.

Este triste episódio foi um alerta de que estamos no caminho certo, dada a reação imediata do Governo, a sensibilização coletiva da sociedade e a mudança de métodos de distribuições proposta.

A sociedade ficará atenta, os dirigentes ligados e o Governo ainda mais ativo para que o ranking da escolaridade em MT continue nessa curva ascendente de excelentes resultados que não param de acontecer.

PERTENCIMENTO!!! A escola é minha, vou cuidar, dar exemplo e me dedicar a este passaporte para o futuro que é o que pode transformar minha vida e dos meus.

Esse é o ensino que começa em cada lar.

Simples assim.

 

 

 

 

 

Por Halisson Lasmar, é jornalista, publicitário e analista político em Mato Grosso.

Tags: