Opinião – Pesquisa Percent 2024

O processo eleitoral ainda está em fase embrionário (…) esse quadro poderá ou não sofrer alterações, vai depender da capacidade de persuasão de cada um dos postulantes. Escreve Licio Antonio Malheiros.

13/03/2024 05:38

“A população cuiabana literalmente saiu do estado de letargia política”

Imagem ilustrativa.

Felizmente hoje, a população cuiabana literalmente saiu do estado de letargia política, em função de inúmeras   situações que ocorreram em nosso país.

Fatores estes, como: a crise ética que se faz interminável no universo político nacional, que acabou criando nas pessoas, um ambiente de maior participação e engajamento  político.

Nesse particular, felizmente hoje, a população cuiabana está se tornando cada vez mais politizada.

Esse engajamento que, sim passa, pela política, não necessariamente está vinculado a um desdobramento partidário ou eleitoral, mas, principalmente, a forma de pressão e de ação.

Este ano por ser político será o divisor de águas para que possamos mensurar, não apenas, o engajamento político dos cuiabanos, como também da apreciação e julgamento dos eventuais postulantes aos cargos, tanto à majoritária como à proporcional.

Com a veiculação de nova rodada de pesquisa feita pela MT Dados, nesta terça-feira (12), com três cenários estimulados, cenário este, que não mais apresentou o nome do secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia (União).

Desta feita, segundo MT Dados, os números sofreram mudanças substanciais à corrida ao Palácio Alencastro.

A efetivação do nome Eduardo Botelho (União), como candidato pelo partido, associado a força do Governado do Estado Mauro Mendes (UB) e seus pares deu maior Upgrade a sua campanha; além do corpo a corpo que o mesmo vem realizando no cotidiano.

Embora se trate de amostragem, a pesquisa continua sendo o maior indicador de intenção   de votos, e assim foi feito pelo MT Dados.

Vou citar apena uma delas, para não tornar prolixo; na modalidade estimulada, quando é apresentada ao eleitor uma relação de nomes de candidatos.

Eduardo Botelho (União), aparece com 33% da intenção de votos, seguido por Abílio Brunini (PL) com 19%, depois Lúdio Cabral (PT), com 14%, o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV), com 6%, Juca do Guaraná, com 4% e finalmente Pastor Marcos Ritella (PRD) com 1%. 17% não souberam ou não quiseram responder, 5% disseram votar branco ou nulo. Ainda existem outros cenários, que convergem para os mesmos percentuais apresentados.

Outro dado importantíssimo, que é pouco explorado e considerado pelos analistas políticos e pelos próprios postulantes aos cargos.

É referente à rejeição, nesse quesito, o Eduardo Botelho (UB), leva grande vantagem aparecendo com 5% de rejeição, enquanto o seu maior oponente o deputado federal Abílio Brunini (PL), apresenta rejeição exacerbada com,  22 %.

Obviamente, o processo eleitoral ainda está em fase embrionário, com o passar dos meses, esse quadro poderá ou não sofrer alterações, vai depender da capacidade de persuasão de cada um dos postulantes ao cargo.

(OBS: O meu comentário foi explicitado em relação aos dados apresentados pelo MT Dados. Essa, é a minha opinião).

 

 

 

 

 

Por Licio Antonio Malheiros é geógrafo.