Opinião – Desbloqueando o potencial de MT

O Governo destinou recursos para estradas, portos, telecomunicações, um exemplo disso, é a construção da Zona de Processamento de Exportação localizada em Cáceres. Escreve Anderson Lombardi.

 

24/03/2024 07:36

“Estado tornou-se um polo atrativo com os programas de incentivos fiscais”

Mato Grosso é um estado de riquezas incomparáveis e vem se destacando como um gigante agrícola do país. O estado tornou-se um polo atrativo para investimentos com os programas de incentivos fiscais praticados pelo Governo do Estado. Amparado por essas políticas, o estado tem prosperado nos últimos anos com um ciclo de crescimento econômico e desenvolvimento regional.

Hoje, o Estado conta com três programas de incentivos fiscais, o Proder, o Proalmat e o Prodeic, sendo uma para o produtor rural, outro para o produtor de algodão e o terceiro para as indústrias e comércios, sendo todos meticulosamente delineados. Uma das vantagens primordiais desses programas, os quais estão abrigados na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é a atração de investimentos estrangeiros diretos, os quais injetam capital no nosso estado, gerando empregos e fomentando a economia.

Os incentivos reduzem a carga tributária, o que permite que os beneficiários expandem suas operações e aumentem a produtividade local, o que alavanca a competitividade dos produtos estaduais nos mercados nacional e internacional. A cada R$1 de isenção tributária concedida R$3,28 são investidos em Mato Grosso, desta forma retornando para sociedade.

Além disso, os programas promoveram a diversificação econômica, florescendo setores como a indústria e o comércio. Novos empreendimentos têm surgido, o que contribui ativamente para a geração de empregos e a dinâmica da economia local em todas as regiões.

Outro aspecto positivo foram os investimentos em infraestrutura. O Governo destinou recursos para estradas, portos, telecomunicações, um exemplo disso, é a construção da Zona de Processamento de Exportação localizada em Cáceres. Esses investimentos somados aos programas de incentivos tornam Mato Grosso atrativo para receber empreendimentos nacionais e internacionais, catapultando o desenvolvimento econômico.

Em suma, os programas têm sido catalisadores de crescimento econômico e desenvolvimento regional. Na Secretaria Adjunta de Agronegócio e Investimentos temos mantido uma visão clara e de compromisso com a eficiência e transparência desses programas, para que continuem sendo forças para o progresso de Mato Grosso.

 

 

 

 

 

 

Anderson Lombardi é secretário-adjunto de Agronegócio e Investimentos no Estado, advogado especialista em direito tributário e servidor público há 17 anos.

Tags: