Opinião – Desmatamento ilegal em Mato Grosso: passou da hora de confiscar as terras dos criminosos

A bancada Federal, a ALMT e todos os envolvidos com a matéria, devem dar as mãos à Mendes, apoiar com veemência a ideia. Escreve Halisson Lasmar.

16/04/2024 13:01

“Vamos cobrar nossos representantes para se engajarem nessa proposta.”

Desmate químico destruiu 81 mil hectares do Pantanal Mato-grossense. Foto: Polícia Civil

A matéria estampada no FANTÁSTICO, trouxe os olhos do mundo para uma realidade que a legislação atual não permite que avanços sejam feitos.

Reincidente, o criminoso em questão, tem dezenas de multas aplicadas, vive sob a proteção da impunidade e ao que parece, está se lixando para os desdobramentos das multas aplicadas, que nesse caso, somam quase 5 BI, valor muito superior ao que valem as propriedades. É uma história absurda que não terá final feliz para o meio ambiente se medidas drásticas e coibitivas de fato, não forem sumariamente aplicadas.

O Governador Mauro Mendes já defende a muito tempo que agressores sejam punidos com a perda da propriedade em casos de queimadas ilegais ou agressões do tipo que o mundo assistiu neste último domingo, a medida dura, implacável e inevitável para quem afrontar a lei, seria sem sombra de nenhuma dúvida, uma solução inquestionável que acabaria de vez com essa chaga que assombra Governos, meio ambiente e preservacionistas de plantão.

Não dá para entender o porquê que alguns resistem a ideia que já nasceria promissora, resolveria definitivamente a questão e nos garantiria, a nível de pais, um atestado mundial de preservacionismo, seriedade, respeito ao meio ambiente e mandaria um recado ao planeta que o Brasil, diferente de seus críticos que pregam proteção e praticam desmatamentos, que aqui não baby, estamos na frente.

Essa medida deve ser abraçada pelo parlamento, defendida com veemência em tribunas e ser levada a pauta das discussões para que não tenhamos o desprazer de assistir cenas como as mostradas neste final de semana, que atentam contra nosso futuro, dão munição para os críticos e impedem nosso acesso a mercados consumidores que serão a cada ano mais exigentes.

A bancada Federal, a AL e todos os envolvidos com a matéria, devem dar as mãos a Mendes, apoiar com veemência a ideia,  montar acampamento em Brasília e serem protagonistas, talvez da medida mais resolutiva para este problema, que nunca foi tão fácil e possível de ser imediatamente solucionado.

Falta só vontade e união.

Vamos cobrar nossos representantes para se engajarem nessa proposta.

Só uma questão de lógica.

 

 

 

 

 

Por Halisson Lasmar, é jornalista, publicitário e analista político em Mato Grosso.

Tags: