Opinião – Eleições 24, PRD, UB e o passaporte à dança das cadeiras para 26

O ingrediente mais atual foi uma declaração firme e decisiva do Governador Mauro Mendes ontem, definindo desde já seu candidato ao Governo em 26. Escreve Halisson Lasmar.

19/04/2024 09:32

“Haja mesa de bar, sala de reunião, grupo de WhatsApp, marketing bem feito e grana rolando para a arquitetura de tantas pretensões e candidatos”

Mauro Mendes (UB) e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos): voto declarado. Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Em ebulição no fogo baixo, as eleições para as Prefeituras e câmaras municipais em MT, vão tomando forma, candidatos sendo definidos, pesquisas começando a circular, postulantes entendendo que pretensões devem ser muito bem avaliadas e costuras não podendo parar um minuto sequer.

Partidos saem a caça de candidaturas que possam agregar as suas legendas, reeleições de aliados são aditivadas com obras e ações mais vistosas e os acordos, conversas e conchavos de hoje, serão os trilhos dos caminhos a serem seguidos amanhã… As transferências de votos com aprovação das gestões do Governo e Prefeituras nunca foram tão cobiçadas.

Fazer o maior número de cadeiras esse ano, pode facilitar pretensões em 24 que estão no radar de muita gente que pretende voos mais estelares em 2026… Na política base e grupo eleitoral são o melhor caminho para o sucesso em votações.

Em MT o UNIÃO BRASIL deve encabeçar a lista de maiores conquistas, o Governo Mendes explode em moral, realizações e aprovação popular e é a bola da vez e a menina dos olhos de quem quer se eleger com mais sustâncias esse ano.

Seguido pelo PL do adorado Bolsonaro, que muitos apostam que pode ser um divisor de águas, o partido do Capitão tem feito presença e arregimentado multidões, resta saber se isso vai virar voto para seus supostos candidatos.

Contudo, entretanto e por todas as vias, não se pode esquecer e deixar de respeitar, o novíssimo PRD comendo pelas beiradas e por fora, num trabalho discreto mais silencioso que vem fazendo seu Presidente atual, o Senador e ex-secretario Mauro Carvalho, que não costuma brincar em serviço e que vai arregimentando uma legião de bons candidatos pelo Estado inteiro, já fazendo parte do grupo de elite eleitoral das eleições… Fiquem atentos ao movimento do PRD nobres senhores, podemos estar diante da maior surpresa eleitoral dessas próximas eleições.

O ingrediente mais atual foi uma declaração firme e decisiva do Governador Mauro Mendes ontem, definindo desde já seu candidato ao Governo em 26, seu Vice, Otaviano Pivetta, vai acalmar de vez alguns insurgentes postulantes a candidato, criar uma aproximação maior com essa realidade futura anunciada e fortalecer candidaturas que sejam alinhadas com este desenho de futuro já pintado em cores fortes na tela assinada por Mendes.

De volta ao PRD, que se insere nesse contexto pela porta da frente, a definição do vice do candidato de MM, deve ser provavelmente escalada no novo partido ou no próprio UB e as acomodações da vaga que sobra para o Senado, praticamente definida por Janaina Riva e o MDB, vão ser a discussão que deverá ser mais delicada, exigindo do estrelato político muita habilidade, poder de convencimento e acomodações que satisfaçam a gregos, troianos, Cuiabanos e Várzea-grandenses, de comprovadas musculaturas políticas, que vão ter que ser atestadas nas eleições municipais que já batem nas nossas portas.

Haja mesa de bar, sala de reunião, grupo de WhatsApp, marketing bem feito e grana rolando para a arquitetura de tantas pretensões e candidatos.

Que venham as urnas.

 

 

 

 

 

Por Halisson Lasmar, é jornalista, publicitário e analista político em Mato Grosso.