Editorial – A indefinição da Federação vai afundando Lúdio e Stopa

Ainda que alguns discordem, esse pleito pode trazer um cenário atípico, onde se definia uma eleição nos três meses de campanha. Essa pode ser de véspera.

07/05/2024 15:44

“Estar em evidência é importante, especialmente com apresentações de projetos”

Arquivo/CS

As campanhas para as eleições municipais, especialmente da capital, já estão a todo vapor nos bastidores, corredores, comunidades. Só não vê quem não quer.

Tem candidato com cacife para construir uma “nova” Cuiabá; tem candidato extrapolando nos ataques e pagando muito caro por isso; tem candidatos que estão absolutamente inexpressíveis se não lembrado nas pesquisas de intenção de votos.

É o caso do deputado Lúdio Cabral e do vice-prefeito José Roberto Stopa, ambos pertencem a ala da Esquerda, PT e PV respectivamente.

Ambos candidatos estão juntos sob as ordens da Federação, composição dos partidos da Esquerda brasileira, liderada pelo PT onde estão também PC do B, PSC, PSol.

Ocorre que a morosidade da então Federação decidir qual dos nomes em Cuiabá teria maior viabilidade para disputar o pleito, estaria causando desgastes na musculatura política dos mesmos candidatos.

Ainda que as pesquisas tenham revelado a liderança do deputado do União Brasil, presidente da ALMT, Eduardo Botelho, Stopa declarou que pesquisas realmente válidas serão no período eleitoral, o qual o eleitor vai ter maior contato com os candidatos e assim, melhor decidir seu voto.

Stopa segue a linha sistemática e rigorosa no aspecto ‘respeito às regras’ se limitando às funções do cargo atual. Já Lúdio, bastante incomodado com a demora da Nacional, prefere manter um discurso ameno, longe de desabafos.

Distante do descontento dos candidatos da Esquerda, Abílio Jr. (PL) e Botelho vão se despontando na mídia alternativa ora positiva, ora negativamente.

Estar em evidência é importante, especialmente com apresentações de projetos, obras e entregas que beneficiam diretamente a população.

Nesse aspecto, Botelho tem larga vantagem sobre o candidato do PL.

Eduardo Botelho está envolvido nas ações do Governo, onde uma atmosfera soma e favorece indiscutivelmente seu nome, considerando que as ações do Estado na capital tem sido uma constância.

Já Abílio Jr., tem ganho manchetes sucessivamente contra sua conduta, com seguidos ataques e acusações pessoais, levando a sofrer derrotas jurídicas e ofuscando ainda mais sua posição.

Ainda que alguns discordem, esse pleito pode trazer um cenário atípico, onde se definia uma eleição nos três meses de campanha. Dessa vez, é bem possível que o pleito esteja sendo definido nas vésperas.