Com uma gestão primeiro-mundista em educação o avanço é uma tarefa hercúlea neste processo de inserção internacional e formação profissional. Escreve Halisson Lasmar.
29/05/2024 06:14
“Esses resultados trazem ainda mais visibilidade, credibilidade e investimentos”
MT tem 3º melhor avanço entre Estados que mais alfabetizaram crianças na idade certa e chega ao 11º lugar, mostrando ao Brasil que a fórmula de planejamento, investimentos e gestão, focados em acessos tecnológicos e estruturais em escolas, são o caminho de crescimento do futuro desenhado para MT.
É um número e avanço que impressionam o país. A gestão tem muito a comemorar.
Alfabetização e formação profissional serão o foco para que este futuro seja de produção para o mercado de profissionais bem formados.
Hoje já são registrados enormes déficits de mão de obra, seja de que níveis foram atualmente e a sede das empresas para contratação tem sido uma guerra.
As ofertas de emprego são volumosas no mercado e MT tem o menor índice de desemprego do país anunciado recentemente.
Tem sido enormes os investimentos em educação, privilegiando alunos com ferramentas de inclusão que prosperam o aprendizado e vão incrementando os índices de crescimento da abrangência da educação em MT e de seu salto em cobertura nos registros de alunos frequentando salas de aula por todo o Estado.
Os investimentos na Educação tem sido cruciais para essas conquistas. São escolas novas e reformadas, material didático de ponta, notebooks, Chrome books, TVs Smart, intercâmbio, premiação a alunos e professores, e várias outras iniciativas que estão impulsionando o avanço da educação pública em Mato Grosso”, destacou o governador Mauro Mendes recentemente.
Em fase final de conclusão, 5 escolas modernas, estruturadas e de altíssima qualidade estão programadas para inaugurar em breve e devem ser um marco para que se espalhem pelos municípios.
Os locais se transformaram em visitação de profissionais da educação de outros Estados, educadores, engenheiros e gestores educacionais, que tem saído boquiabertos com o projeto, sua celeridade e principalmente pelo conforto, tecnologia, esporte e lazer ofertados nas “ Escolas inspiradoras” ou CEI’s 1,2,3,4 e 5, construídos no ILZA PICOLLI, DR FABIO, PARQUE SABIA VG E PEDRA 90 que levou 2 unidades.
As construções modernas são executadas em tempo record e as entregas são uma realidade, que transformou a ideia e iniciativa num sucesso antes mesmo do conhecimento do grande público.
Dá gosto ver espaços educacionais públicos abundantemente equipados e difíceis de serem encontrados até em escolas privadas entregues a sociedade produzidos e entregues pelo Estado de Mato Grosso.
O salto de 22%, de crianças alfabetizadas na idade certa, ultrapassando a meta estipulada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) é de uma importância crucial e um diagnóstico preciso: Estamos no caminho certo, as mudanças foram significativas nos últimos 5 anos e é possível oferecer educação de qualidade aos mato-grossenses, contemplando a sociedade com estruturas educacionais avançadas e trazendo dos sonhos de muitas famílias, a realização da formação educacional e profissional de qualidade de seus filhos e parentes.
Avançar na educação é uma tarefa hercúlea neste processo de inserção internacional e formação profissional que é obrigatório para o futuro do Estado que cresce em ritmo acelerado e nesta tarefa, Mauro Mendes e Pivetta se dedicam com muita energia, dedicação e boas ideias, os resultados anunciados que o são combustível para ainda mais escolas de alto nível como as que em breve serão apresentadas em MT e vão impressionar a todos.
Esses resultados trazem ainda mais visibilidade, credibilidade e investimentos, mostrando que o caminho nunca foi tão acertado e que a batalha continua.
Parabéns aos Governadores, Alam Porto, Amauri Monge e a toda a enorme equipe, responsáveis diretos por esse sucesso e pelos números divulgados hoje.
Avante MT.
Por Halisson Lasmar, é jornalista, publicitário e analista político em Mato Grosso.