O Seminário de Formação Técnica sobre Gestão da Saúde começa hoje (15), com garantia de certificado de 40 horas, na Escola Superior de Contas.
15/07/2024 07:01
“O TCE-MT vem orientando os gestores sobre boas práticas”, disse presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo
Começou nesta segunda-feira (15), o Seminário de Formação Técnica sobre Gestão da Saúde nos Municípios de Mato Grosso, realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
O Seminário tem como objetivo capacitar gestores e profissionais da saúde sobre gestão financeira e prestação de contas dos recursos públicos no segmento. O seminário acontece na no auditório da Escola Superior de Contas (ESC) e segue até sexta-feira (19). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.
Diante dos desafios enfrentados pelo setor, o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, ressaltou a necessidade da capacitação contínua. “O TCE-MT vem orientando os gestores sobre boas práticas, para que possam investir os recursos de uma forma mais eficiente e garantir o atendimento à população.”
Ciente da importância da boa gestão da saúde nos municípios, o presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do Tribunal, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, reforçou o convite junto aos servidores e gestores do segmento. “Junto com a Associação dos Municípios, o TCE sabe das reais necessidades do bom gerenciamento da saúde nos municípios mato-grossenses. E por isso, convidamos os profissionais que trabalham com a saúde pública para participar conosco desse evento que trará temas importantes na gestão da Saúde.”
Para o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, a gestão em saúde ainda é um desafio para os municípios, considerando a complexidade do setor e alta demanda pelos serviços. “A legislação é bastante rigorosa e é necessário que os agentes públicos estejam preparados para atender as exigências e executar ações de forma planejada e eficiente. Durante o evento, os prefeitos e técnicos participantes terão a oportunidade de esclarecer dúvidas com especialistas para que possam fazer ajustes na gestão e implementar novas estratégias de atuação”, frisou.
Também são parceiros na realização do Seminário, o Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Programação
Intitulada “Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos”, a palestra de abertura do evento será ministrada pelo secretário de Gabinete de Inovação e Transformação Digital do TCE-MT, Nilson Bezerra.
A programação ainda abordará temas como “Painel de Sistemas de Informação em Saúde: Ferramentas para Tomada de Decisão”, debatido pelo superintendente de Atenção à Saúde da SES, Diógenes Marcondes, e representante técnico do Cosems. Já a contadora Waldna Fraga Silva abordará as “Orientações Técnicas da AMM para Alcance do Índice Municipal de Qualidade da Saúde para o IPM/ICMA”.
Representando a ESP-MT, o professor Themistócles Alves falará sobre o “Processo Licitatório na Saúde (Entendimento Contábil Operacional)”. E para encerrar o evento, o secretário Executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira, tratará sobre “Orientações Contábeis sobre Saldo em Contas”.
O Seminário tem como público-alvo prefeitos, secretários municipais de saúde, diretores de saúde e de unidades de saúde, gestores de Sistemas do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores de unidades de saúde conveniadas ou com cooperação técnica com o Poder Público Municipal e consórcios intermunicipais de Saúde.
A participação garante certificado de 40 horas. Clique aqui e confira a programação completa.
*Aviso de privacidade: Conforme o disposto no artigo 6º, VI, da LGPD, o TCE-MT informa que prestará apenas apoio institucional ao evento, não sendo o responsável pelo controle ou operação de dados.
Da Redação