Para otimizar a carga sem comprometer a competitividade, as empresas devem investir em planejamento eficiente. Escreve Maurício Lopes da Cunha.
21/03/2025 07:08
“Manter-se atualizado sobre mudanças regulatórias é fundamental”

Imagem ilustrativa.
A tributação é uma variável crítica que pode afetar a competitividade empresarial no mercado global. Assim sendo, compreender como diferentes regimes tributários influenciam esse fator é essencial para elaborar estratégias eficazes e levar o seu negócio a outro patamar.
No geral, as empresas precisam avaliar como os regimes tributários locais e internacionais impactam seus custos operacionais e margens de lucro. Por exemplo, países com sistemas tributários onerosos podem colocar suas empresas em desvantagem competitiva, enquanto jurisdições com incentivos fiscais podem oferecer oportunidades de crescimento e expansão.
Para otimizar a carga tributária sem comprometer a competitividade, as empresas devem investir em planejamento tributário eficiente, escolhendo regimes fiscais que melhor se alinhem a seus objetivos de negócios.
Além disso, explorar créditos fiscais, investir em tecnologia para automação de processos fiscais — como é o caso da Inteligência Artificial — e manter-se atualizado sobre mudanças regulatórias são outros passos fundamentais para manter uma vantagem competitiva.
Nesse sentido, adotar uma abordagem estratégica em relação à tributação assegura que as organizações possam maximizar seu potencial no mercado, promovendo tanto eficiência quanto inovação e, consequentemente, ampliando sua competitividade empresarial.
Por Maurício Lopes da Cunha possui mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). É coordenador do curso de Pós-Graduação em Gestão Tributária e docente da FECAP nos programas de pós-graduação e de graduação nas áreas de contabilidade e tributos.