No país do futebol, vôlei leva Brasil ao top 30 de ranking do esporte mundial

16/01/2011 11:41

O Brasil segue sendo o “país do futebol”. No entanto, uma pesquisa apontou que os resultados do vôlei já tem maior destaque para o país. É isso o que mostra um ranking criado pela Havas Sports & Entertainment, empresa especializada em marketing esportivo, que listou 131 países de acordo com os resultados em modalidades diversas durante os últimos cinco anos.

O resultado foi a pesquisa Nations of Sports, reproduzida neste domingo. Nela, o Brasil integra o grupo de 30 melhores países em termos de resultados, mas principalmente por conta do desempenho em quadra e na praia, com as suas seleções de vôlei.

A modalidade, no período estudado, conquistou nove medalhas, sendo duas de ouro, cinco de prata e duas de bronze, enquanto o futebol teve cinco (dois título, dois vices e um terceiro lugar).

Em seguida, como melhores aparições brasileiras, aparecem esportes como skate e patinação, atletismo, tiro e surfe. No período, o Brasil teve um total de 60 medalhas. Estados Unidos, Rússia, China, Alemanha e França, respectivamente, formaram o top 5.

“Os consistentes resultados nos últimos anos, tanto no vôlei de quadra quanto no de praia, comprovam a força. E não nos surpreende. Foi um trabalho iniciado pelo presidente Carlos Arthur Nuzman na década de 1980 e seguido por Ary Graça”, disse o diretor da Havas Sport & Entertainement, Eduardo Corch.

Na proposta da divisão do grupo Havas, foram reunidos os resultados em Mundiais e Olimpíadas de 153 disciplinas. Todas tiveram o mesmo peso, contabilizando ouro, pratas e bronzes de 1.624 competições realizadas entre 2005 e 2010.

Tags:
Esportes