07/10/2011 11:02
O Primeiro Festival do Japão ‘Tanabata Matsuri’, realizado fora da cidade de São Paulo, superou as expectativas da organização e reuniu um público estimado entre 20 e 30 mil pessoas nos três dias de festa, segundo a Polícia Militar. De acordo com Yuji Izawa, membro da organização do evento, 30 barracas foram instaladas com culinária e elementos da cultura japonesa. Cerca de 100 pessoas participaram das apresentações culturais que marcaram a festa.
Yuji Izawa, da Associação Nipo Centro-Oeste disse que o sucesso foi tão grande que no próximo ano irá se repetir em um local mais amplo, provavelmente no Centro de Eventos do Pantanal. Ao todo, o festival contou com 35 apresentações culturais e três oficinas de dança, além do concurso de Miss Nikkey 2011.
A festa contou com barracas de artesanato, massagem oriental, comidas japonesas e cuiabanas, oficinas de dança, flores e ainda os tradicionais bonsais, árvores em escala menor do que seus similares encontrados na natureza. “O festival foi um sucesso absoluto. Não esperávamos que a receptividade da população cuiabana fosse tão grande.
De acordo com o Comandante do 10 º batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Alexandre Mendes , a policia militar ofereceu todo o suporte de segurança na programação, que acorreu com tranquilidade. Ao todo, 50 PMs garantiram a segurança do evento. “A PM fez a segurança e o evento foi tranqüilo. Nossa preocupação era com furtos no entorno, o que não aconteceu”, afirmou Alexandre Mendes.
Para o cônsul do Japão Tsuyoshi Narita, esta festa é apenas o ponto de partida para que Brasil e Japão fortaleçam relações e até o mesmo o turismo seja fomentado. “Este evento cultural abre outros caminhos, como relações econômicas, culturais e o turismo”, disse o cônsul.
De acordo com a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, a festa nipônica realizada em terras cuiabanas contribui para o fortalecimento do turismo na região. O sucesso foi tanto, que a previsão é que a festa entre de forma definitiva para o calendário do Estado. Foram investidos R$100 mil pelas secretarias de Estado de Cultura e Turismo. Além do investimento em forma de apoio. Ao todo, o festival contou com 39 apresentações culturais.
Foram parceiros neste evento a Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, Associação Nipo-Brasileira do Centro-Oeste, Associação Mato-grossense de Beisebol e Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso, além da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz/MT), Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp/MT), Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom-MT) e Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá (SMC). O evento também recebe apoio logístico da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Fonte:Secom/MT