24/10/2011 00:11
Cuiabá fica no entroncamento de três rodovias federais BRs 364/163/070, que compreende as avenidas Fernando Correa, Miguel Sutil e FEB. As intervenções que vão ocorrer nestes trechos para atender a demanda da Copa do Mundo 2014 são consideradas obras de travessia urbana. Para a execução dessas obras o Governo Federal vai investir R$ 180 milhões do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A assinatura do convênio está prevista para os próximos dias em Brasília (DF).
As obras que irão ser contempladas com o recurso federal são: Complexo Viário do Tijucal (Trincheira/Viaduto); Trincheira na Av. Miguel Sutil – Rótula da Av Trabalhadores/Av. Jurumirim; Viaduto na Av. Miguel Sutil – Rua Pres. Afonso Pena (Trevo do Despraiado); Adequação da rotatória da Av. Miguel Sutil – Centro de Eventos Pantanal; Trincheira na Av. Miguel Sutil – Av. Antárctica (Trevo do Santa Rosa); Adequação viária da Av. Miguel Sutil (rotatória Círculo Militar); Trincheira na Av. Miguel Sutil – Av. Agrícola Paes de Barros (Trevo do Verdão) e viaduto Orlando Chaves – acesso ao Cristo Rei.
O assessor técnico da Secopa e coordenador de Mobilidade Urbana, engenheiro Rafael Detoni, apresentou durante o Road Show – evento promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) – em Cuiabá, os projetos e andamento das obras de mobilidade urbana.
Estão em andamento as obras de desbloqueio na avenida Jurumirim (prolongamento e pavimentação), construção da ponte sobre o córrego Gumitá, duplicação da avenida Juliano Costa Marques, duplicação da ponte Mário Andreazza, pavimentação da avenida Mário Palma (Ribeirão do Lipa), avenida Três Cruzes e Estrada do Ribeirão.
O projeto do modal de transportes Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também foi apresentado no evento. Com previsão de início das obras em maio de 2012 e conclusão em dezembro de 2013, os corredores estruturais de transporte coletivo são: CPA/Aeroporto e Coxipó/Centro.
Fonte: Secom