Mercado mantém perspectiva de Selic a 9% ao ano em 2012

30/04/2012 10:33

O mercado financeiro manteve a previsão de que a Selic permanecerá em 9 por cento ao ano na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em maio, mesmo depois de o Banco Central indicar que pode continuar reduzindo a taxa básica de juros do país.

O Relatório Focus do BC, publicado nesta segunda-feira, mostrou ainda que os analistas preveem que a Selic terminará o ano nesse mesmo nível.

Em sua ata da última reunião do Copom, divulgada na semana passada, o BC indicou que deve continuar reduzindo a Selic, embora tenha destacado que qualquer movimento deve ser conduzido com “parcimônia”.

Logo em seguida, parte dos agentes econômicos passou a fazer apostas em mais cortes, entre 0,50 0,25 ponto percentual.

Para a inflação, as estimativas dentro do Focus apontam que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechará este ano em 5,12 por cento, ante 5,08 por cento no relatório da semana passada. Para o final de 2013, o mercado também ampliou suas contas para o indicador, passando de 5,50 para 5,53 por cento.

O relatório também mostrou alteração na perspectiva do Produto Interno Bruto (PIB), cuja previsão agora é de encerrar 2012 com crescimento de 3,22 por cento, ante 3,21 por cento na semana passada.

Fonte:Exame

Tags: