Carro popular fica R$ 2 mil mais barato

24/05/2012 08:49

Os carros populares são os maiores beneficiados com a queda do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) anunciada pelo governo. Um Gol 1.0 Flex novo, por exemplo, que saía por R$ 27.814 com o imposto velho, chegará ao consumidor a R$ 25.994, o que representa um desconto de R$ 1.819, segundo simulação da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças). O IPI para carros 1.0 nacionais recuou de 7% para zero.

A prazo, em 48 vezes, o mesmo carro custava R$ 44 mil. Com o novo IPI, o preço do veículo cai para R$ 40,7 mil, uma diminuição de R$ 3.285. Nesta comparação, a parcela passa de R$ 918,15 para R$ 849,71, ou seja, uma diminuição de R$ 68,44.

Nas simulações a prazo, a taxa de juros considerada foi de 1,94% ao mês. Vale lembrar que o pacote do governo incluiu a redução do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 2,5% para 1,5% ao ano.

Os carros de maior potência aliviam ainda mais o bolso do brasileiro. Um VW Golf 2.0 Flex, de R$ 53.452, sai agora por R$ 51 mil, uma diminuição de R$ 2.452 no preço. A prazo, em 48 vezes, o mesmo tem uma queda de R$ 3.285, para R$ 40,7 mil.

Financiamento

Para evitar o endividamento, no entanto, além de saber se o financiamento cabe no bolso, o consumidor deve calcular os custos que terá com a manutenção do carro, alerta o educador financeiro Reinaldo Domingos. “Muitos jovens estão comprando o primeiro carro e não levam em conta que vão gastar com o veículo”, afirma.

Segundo Domingos, o custo mensal de manutenção vai de 2% a 3% do valor do carro. Para um veículo de R$ 20 mil, ele desembolsaria cerca de R$ 600 por mês. “Além disso, o custo de vida aumenta de 15% a 30%. Com o carro, o jovem, em especial, passa a ir mais a baladas, viaja mais nos finais de semanas e consome mais serviços. É um custo silencioso.”

Para quem planeja trocar o carro, o consultor recomenda que negocie o usado no mercado particular. “Não dê como entrada. A desvalorização chega a 20%”.

Fonte:Band

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