21/06/2012 10:19
Atrair investimentos para o Estado, principalmente na parte da logística, é um dos objetivos da viagem do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa à China, que deve durar aproximadamente quatro dias. O chefe do Executivo Estadual, juntamente com secretários de Estado, chega dia 23 de junho ao país oriental, onde têm audiências agendadas com empresas públicas e privadas. “Na China, entre as audiências, temos uma reunião marcada com um grupo de representantes de 27 grandes empresas chinesas. Também vou visitar a maior indústria do país no setor de ferrovias, de trens e carros. O foco desta viagem à China é atrair investimentos para Mato Grosso”, completou o governador.
Nas reuniões, serão apresentados projetos do Estado nas áreas de agricultura, logística, mineração e energia. Entre eles está o Projeto da Ferrovia Cuiabá-Santarém (na BR-163), que será discutido com os mesmos empresários que estiveram em Mato Grosso durante a Rota da Integração, realizada em setembro de 2011. O interesse do Estado é viabilizar a transferência de tecnologia, principalmente na área de logística de transportes – um dos gargalos de Mato Grosso.
“O grupo chinês ficou impressionado com a dimensão e a produção de Mato Grosso e há o interesse de investimentos. Estamos estreitando esta parceria onde o foco será a busca de logística que dê maior poder de competitividade para a melhoria e o crescimento da nossa produção”, explicou Silval Barbosa.
No ano passado, esse grupo chinês esteve em Mato Grosso para realizar estudos e fazer o desenho do projeto básico do trecho Cuiabá-Santarém. Também foi criada uma “Comissão Mista” para acompanhar oficialmente os trabalhos. Além disso, representantes do Banco de Desenvolvimento da China também se reuniram com o governador e secretários de Estado.
Durante os dias que Silval Barbosa estará em viagem, de 23 a 28 de junho, o vice-governador Chico Daltro assume o governo do Estado pela quarta vez. Esta é a segunda vez que o governador Silval Barbosa vai à China. A primeira viagem aconteceu em julho de 2011.
Fonte:Secom/MT