Sinop sedia simpósio sobre hidrovias

03/08/2012 08:54

O Movimento Pró-Logística realizará o segundo simpósio ‘Hidrovias do Norte de Mato Grosso’. Desta vez, o evento será realizado na próxima quarta (8), em Sinop, no Sindicato Rural do município. O objetivo é apresentar aos empresários, produtores rurais, poder público e sociedade a viabilidade e o potencial das hidrovias como alternativa para melhorar o escoamento da safra de grãos de Mato Grosso.

A programação inicia às 18h30, com abertura realizada pelo presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, e pelo deputado federal por Mato Grosso, Nilson Leitão. Em seguida, será apresentada a viabilidade da hidrovia do Teles Pires-Tapajós como rota de escoamento da produção agrícola da região norte e médio-norte do estado.

O simpósio terá ainda uma apresentação com a visão da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) sobre as hidrovias e os portos do norte do Brasil. O Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) também apresentarão as políticas e ações coordenadas pelas duas Pastas com relação ao modal hidroviário. As agências federais Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviário) finalizam o simpósio, que terá espaço para debates sobre o tema.

ANO DAS HIDROVIAS – O Movimento Pró-Logística elencou 2012 como o ‘ano das hidrovias’ e colocou como umas prioridades das pautas e projetos a questão do modal hidroviário para Mato Grosso. Este ano já foi realizado, no final de junho, um simpósio em Brasília e até o final de 2012 será realizado mais um evento do tipo em Cuiabá.

De acordo com o presidente da Aprosoja e também do Movimento Pró-Logística, Carlos Fávaro, o simpósio conseguiu unir em Brasília autoridades de diversos órgãos para alinhar o discurso em prol das hidrovias. “Tínhamos dificuldade em avançar nos estudos e na implantação das hidrovias porque cada órgão federal trabalhava isoladamente. Estamos conseguindo reunir estas autoridades frequentemente para que os resultados apareçam de forma prática. Em Sinop temos a expectativa de ter, como em Brasília, um público e uma plateia interessada no debate do tema”, explica Fávaro.

Fávaro ressalta ainda que a vocação do estado de Mato Grosso é transportar a produção agrícola pelos portos do Arco Norte. “As regiões Norte, Médio-Norte e parte da Oeste, que concentram 65% da produção de grãos do estado de Mato Grosso, estão mais próximas dos portos do Norte do país. Porém, com a falta de hidrovias para levar o produto até estes portos perdemos competitividade, com custos elevados de frete para transportar por rodovias até os portos do Sul, por onde sai a maior parte da nossa safra. Temos um potencial hidroviário enorme em Mato Grosso, por isso trabalhamos para viabilizar estes projetos”, comenta o presidente da Aprosoja.

No Brasil, as hidrovias transportam apenas 4% das cargas nacionais. O país tem 63 mil quilômetros de rios. Destes, 43 mil são navegáveis, mas 27,5 mil ainda não têm sido efetivamente utilizados. A hidrovia é o caminho mais barato para o escoamento da produção agrícola do país. O país tem atualmente cerca de 13 mil quilômetros de hidrovias sendo utilizadas regularmente. O superintendente de Navegação Interior da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski, que participou do evento de Brasília, destacou que é possível duplicar este potencial com obras de derrocamento e dragagem nos rios.

Fonte:portaldoagronegócio

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