09/08/2012 07:13
Para mudar esse quadro e ampliar as oportunidades de emprego e renda no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul – SENAR/MS – por meio do Pronatec (Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) – vai promover ainda neste ano, dez qualificações para jovens que estão no Ensino Médio em escolas públicas rurais.
Os cursos são de longa duração e inicialmente serão voltados para a produção leiteira, pecuária de corte, fruticultura, olericultura e para formação de tratoristas. “Essas qualificações serão diferentes das que temos aqui no SENAR/MS, elas terão duração de dois meses e meio e vão ocupar períodos intercalados dos estudantes. Quem fica na escola de manhã poderá participar da aula técnica apenas a tarde e vice-versa”, explica a gestora de Educação do SENAR/MS, Maria do Rosário de Almeida.
O Pronatec foi criado em outubro de 2011 e visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.
Em Mato Grosso do Sul, o SENAR/MS oferecerá essas qualificações nos municípios de Camapuã, São Gabriel do Oeste, Ponta Porã, Maracaju e Jaraguari. “Esses cursos estarão nas comunidades rurais como Furnas do Dionísio, no Assentamento Itamarati e Pontinha do Coxo”, apontou Rosário.
Esta semana, o SENAR/MS foi a Camapuã conversar com as Secretarias Municipais para iniciar o curso nas escolas rurais.
Fonte:portaldoagronegócio