01/05/2013 14:01
Atendendo a convite do Ministério da Pesca, chegaram nesta quarta-feira (1) ao Brasil e a Mato Grosso empresários húngaros que vem conhecer a criação de peixes e a produção agrícola principalmente de soja e milho. Em contato telefônico o ministro Marcelo Crivella formalizou ao deputado 1º secretário da Assembleia, Mauro Savi e , além do prefeito de Sorriso Dilceu Rossato, ambos do PR a missão de recepcionar e demonstrar as potencialidades da região médio Norte e da disposição do Governo Federal em abrir linhas de crédito para a industrialização de frigoríficos de peixes que tem capacidade ampliada de geração de emprego e renda, além de perspectivas de agregar novos negócios com empresas indiretas para atender a demanda decorrente da criação como ração, caixas de embalagens entre outros.
Sorriso (420 Km ao Norte de Cuiaba) caminha para se tornar o maior produtor de peixe para exportação do Brasil. Assim resumiu o deputado Mauro Savi (PR) empresário do agronegócio e o prefeito Dilceu Rossato sobre a missão de empresários húngaros que chegaram hoje em Sinop, vão à Sorriso para decidir o volume de investimentos que pretendem fazer na região onde tem interesse na aquisição de soja para consumo ou para ração e no criâme de peixe para serem processados, industrializados e exportados.
Os empresários Gyuba Borbely, proprietário da empresa Jászkiesér Halas Ltda e Istaván Ittzés, técnico do departamento de Pesca da Universidade de Santo Estevão chegaram acompanhados pelo assessor de Relações Internacionais do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Francisco Osvaldo Barbosa.
“Eles verão ‘in loco’ a potencialidade de duas grandes cidades Sinop e Sorriso, além das regiões adjacentes e conhecerão um frigorífico de peixe já instalado em Sorriso, numa demonstração de que nossos esforços tem surtido efeitos positivos em outros países e que podem representar uma melhor destinação de investimentos”, lembrou Mauro Savi sinalizando que o aporte de recursos internacionais estimula os empresários brasileiros a uma competição salutar para a economia.
O prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato lembrou que o município caminha a passos largos para se tornar o maior produtor de peixe do Brasil e dentro de alguns anos um dos maiores exportadores, lembrando a capacidade agregadora da industrialização do peixe e sua capacidade ampliada de geração de emprego e renda.
“Estamos aos poucos diversificando a economia local e indiretamente através do agronegócio que indiscutivelmente é nossa maior riqueza agregando outros valores para potencializar nossa produção e variedade”, disse Rossato.
Mauro Savi lembrou que em 2012, a Balança Comercial do Brasil que é tudo que foi exportado para fora menos o que foi importado para o Brasil obteve um superávit de U$S 19,7 bilhões, dos quais Mato Grosso e principalmente o agronegócio foram responsáveis por U$S 12,8 bilhões, ou seja, mais de 60% do equilíbrio de nossa economia partiu do esforço, da dedicação e do empenho do setor produtivo mato-grossense. ” Por isso cobramos investimentos do Governo Federal em logística de transportes e principalmente em linhas de crédito para a industrialização de nossas riquezas”, explicou Mauro Savi ressaltando que os empresários ficam até amanhã em Mato Grosso.
Fonte: Gazeta Digital