Agricultura puxa alta do PIB, mas infraestrutura limita crescimento

29/05/2013 11:21

Filas de caminhões e montanhas de grãos à céu aberto denunciam o problema logístico que abocanha parte da produção do país vindo do agricultura. No primeiro trimestre deste ano, o setor puxou o crescimento de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, expandindo 9,7% em relação ao trimestre anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (29) pelo IBGE. A alta na agricultura foi a maior desde o segundo trimestre de 1998, quando bateu 13,9%. Na comparação com o mesmo trimestre de 2012, a expansão foi de 17%, a maior da série histórica do IBGE, que tem início em 1996.

O resultado, no entanto, poderia ter sido ainda melhor se gargalos de infraestrutura fossem resolvidos.

“Sem dúvida nenhuma, temos um potencial de produção agrícola grande que não se realiza por falta de infraestrutura”, diz o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, em entrevista ao G1. Ele aponta o prejuízo à economia como razão para o lançamento dos programas de concessão do governo, que envolvem rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, que preveem investimentos de cerca de R$ 200 bilhões.

Parte do crescimento do PIB foi puxada pela produção de soja, que subiu 22,8% no país e alcançou 81,5 milhões de toneladas, e pela de milho, que aumentou 6,9% na safra 2012/2013, para um recorde de 78 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A produção da soja cresceu mais de 85% no Rio Grande do Sul, superando 12 milhões de toneladas. Nacionalmente, a área plantada aumentou 10,7% e atingiu o recorde de 27,7 milhões de hectares no país, impulsionada pela alta do preço no mercado internacional, interno e pela comercialização antecipada.

Fonte: G1

Tags: