Viaduto que apresentou falha durante construção será entregue em Cuiabá

11/12/2013 14:12

O viaduto já batizado de Jornalista Clóvis Roberto, próximo ao campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, deve ser inaugurado nesta quarta-feira (11). A estrutura será a primeira obra que integra o conjunto de projetos de mobilidade urbana para a instalação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) a ser entregue. A cerimônia de inauguração está marcada para as 19h30.

A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) informou que, antes da implantação da rota alternativa para a execução das obras, cerca de sete mil veículos passavam pelo trecho por hora. Como o trânsito ainda não será totalmente liberado, os motoristas que precisam chegar aos estabelecimentos comerciais, residências da região e ao campus da UFMT, terão que continuar percorrendo pelo desvio.

O viaduto possui 428 metros de extensão e começou a ser construído em outubro do ano passado, nos entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves e a via de acesso ao campus da UFMT. Fazem parte da obra duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral, além da via permanente do VLT. Sob o viaduto haverá pistas marginais e uma rotatória para acesso às avenidas da região.

Essa obra apresentou defeito quando estava sendo executada. Foram detectadas falhas no acabamento de um dos pilares instalados para o assentamento das vigas pré-moldadas que suportarão a pista elevada.

Rota
De acordo com a Secopa, os motoristas que seguem no sentido Centro-Coxipó, na saída do desvio, ao entrarem na Avenida Fernando Corrêa da Costa, vão se deparar com duas pistas. Uma delas seguirá para a Avenida Tancredo Neves, onde o condutor poderá fazer a rota já utilizada nos últimos meses para retornar ao Centro, ou seguir para Várzea Grande. A outra faixa conduzirá o motorista para o Coxipó.

No sentido Coxipó-Centro, para os carros que passarem sobre o viaduto, o acesso à Avenida Tancredo Neves será pela rota alternativa, que passa também pelas Ruas Buenos Aires e Cidade do México. Logo após, o motorista deverá cruzar a Avenida Fernando Corrêa da Costa, depois entrar à direita nas Ruas Governador Garcia Neto, Coronel João Lourenço, chegando à Avenida Tancredo Neves.

Já quem dirige na Avenida Tancredo Neves, sentido Várzea Grande-Coxipó, poderá seguir até a Avenida Fernando Corrêa da Costa, virar à direita e passar pela pista lateral do viaduto para seguir em direção à região do Coxipó.

No sentido oposto, do Centro para o Coxipó, o acesso à Avenida Tancredo Neves, que passa em frente a um supermercado próximo ao viaduto, também estará liberado. Entretanto, o motorista não poderá continuar pela pista marginal, em razão da saída dos veículos da UFMT.

Os condutores que vem do Centro e querem chegar à universidade, deverão entrar na Rua Governador Garcia Neto, e fazer todas a rota alternativa até chegar à UFMT. A outra alternativa é passar sobre o viaduto e fazer o retorno no 9° BEC (Batalhão General Couto de Magalhães). Já entrada da universidade não sofrerá mudanças, e poderá ser feita pela pista lateral ao viaduto.

Imagem noturna de viaduto que será inaugurado para a Copa (Foto: Edson Rodrigues/ Secopa-MT)

Vista noturna de viaduto que será inaugurado para a Copa (Foto: Edson Rodrigues/ Secopa-MT)

Fonte: G1 MT

Tags: